GINCANA EDUCATIVA COMO ESTÍMULO AO ENGAJAMENTO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NAS TUTORIAS DE FISIOLOGIA DO MÓDULO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Resumo
O estudante de medicina, corriqueiramente, encara momentos extracurriculares como um empecilho ao seu estudo. Tal visão deve ser modificada, não somente com discursos, mas com atitudes efetivas. Para tanto, deve-se buscar estratégias educacionais que possam possibilitar o engajamento pleno do estudante em todos os âmbitos, potencializando o aprendizado. A finalidade do projeto é promover um maior engajamento dos alunos do 2º(segundo) semestre, da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, nas tutorias de Fisiologia Humana que ocorrem no módulo de Sistema Cardiovascular. Nas tutorias do Módulo de Sistema Cardiovascular, no 2º semestre, realizou-se uma gincana entre 5 grupos, um para cada monitor, a qual consiste na análise do empenho geral do estudante por meio de questionários e constatação de pontualidade. No início da tutoria, aplicou-se um questionário por meio de slide-test contendo dez questões acerca do tema da tutoria do dia., bem como a chamada, anotando devidamente tais informações. Este sistema de gincana potencializou o estímulo ao aprendizado dos estudantes, bem como na assiduidade em relação às tutorias. A presença dos estudantes nos grupos foi cerca de 90% (2 faltas de um total de 20 monitorias) e a média geral nos questionários semanais foi cerca de 82% de acertos das perguntas. Dessa forma, tendo em vista os excelentes valores de presença e de notas, inegavelmente a gincana foi um fator de auxílio eficaz. Destarte, é importante ressaltar a busca de estratégias de incentivo ao engajamento do aluno nas monitorias de Fisiologia Humana, pois é inegável o efeito benéfico que isto gera. Ainda, recomenda-se a permanência e desta gincana nos próximos anos, bem como a implementação em outras monitorias, o que auxiliará ainda mais no processo de formação do estudante.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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