INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA COMUNICAÇÃO MONITOR-ALUNO PARA ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL.
Resumo
INTRODUÇÃO: A tecnologia é uma realidade irrevogável, o que torna necessário que as novas gerações de educadores e orientadores comecem a se adaptar ao uso de tais ferramentas durante suas práticas. O WhatsApp é um elemento que pode ser útil na amplificação do contato entre estudantes e seus professores, além de ser facilmente acessível. OBJETIVOS: Analisar a efetividade do uso do aplicativo de mensagem WhatsApp para aprimorar a relação monitor-aluno, verificando sua utilidade e quais pontos foram positivos e negativos. METODOLOGIA: Utilizou-se um estudo de corte transversal quantitativo, no qual os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário elaborado com auxílio do aplicativo Google Forms®. A aplicação ocorreu em 19/06/2019 na Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus Sobral, tendo como público-alvo cerca de 36 alunos do primeiro e segundo semestre do curso de Medicina. RESULTADOS: Todos tiveram a percepção de que o grupo com os monitores de fisiologia no aplicativo de mensagens WhastsApp foi útil de alguma durante o semestre de 2019.1, sendo que 50% relatou que foi de grande aproveitamento para o esclarecimento de duvidas inerentes à fisiologia humana e 25% considerou que o compartilhamento de materiais pelos monitores por meio do aplicativo também foi benéfico ao aprimoramento do aprendizado. 100% da amostra afirmou melhora na interação monitor-aluno. CONCLUSÃO: Diante do exposto, observou-se que o uso dessa ferramenta tecnológica durante o semestre foi bem recebido pelos estudantes e houve uma percepção de otimização do tempo do estudante, uma vez que no WhatsApp de uso diário estaria também uma forma de elucidar dúvidas e adquirir material de estudo de forma rápida e simples. Além disso, verificou-se que o fato de os alunos estarem mais próximos dos monitores faz que se sintam mais confortáveis para perguntar e questionar sobre a matéria, o que incrementa de forma significante o aprendizado desses indivíduos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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