MONITORIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENDODONTIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO EMPREGO DE INSTRUMENTO ONLINE.
Resumo
A prática de monitorias consiste em uma modalidade de ensino que potencializa o aprendizado por meio de um processo ativo e construtivo de metodologias pedagógicas, na qual o monitor atua como um facilitador da relação entre o conhecimento, o ensino e o aprendizado utilizando-se de um modelo de aprendizagem mais interativo. Para que esses programas alcancem os resultados esperados, é imprescindível que haja retorno dos alunos tornando possível implementar metodologias ativas cada vez mais eficientes que favoreçam a obtenção de conhecimento. Objetivou-se realizar uma análise da influência no aprendizado proporcionado pelas atividades de monitoria da disciplina de Laboratório de Endodontia do Curso de Odontologia da UFC-Sobral. Para tal, utilizou-se um formulário online como instrumento para conhecer a opinião dos discentes sobre as atividades realizadas ao longo do semestre 2019.1. O questionário contava com 5 perguntas de múltipla escolha no qual foi verificada a opinião dos alunos sobre as atividades. No quesito correspondente a avaliação da importância das atividades de monitoria da disciplina, a resposta predominante classificou-a como muito importante (77,8%). Quanto á monitoria como meio de complementar o conhecimento adquirido nas aulas, predominaram as respostas afirmativas (94,5%), o mesmo observou-se na terceira pergunta, onde avaliou-se a capacidade de melhorar o desempenho nas provas (88,9%), entretanto, quando questionados sobre a participação assídua nas atividades a resposta foi negativa (72,2%). As atividades desenvolvidas foram classificadas como boas pela maioria dos discentes (50%). Portanto, as atividades de monitoria na disciplina de Laboratório de Endodontia representam um complemento essencial para um melhor desempenho e aprendizado dos alunos, todavia, ainda apresenta baixa adesão por parte dos mesmos, necessitando de incremento nas metodologias utilizadas de forma a incentivar o interesse dos discentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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