O AUXÍLIO DAS MONITORIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS MONITORES DE MEDICINA
Resumo
Introdução: O Programa de Iniciação à Docência (PID) é um projeto no qual os alunos do curso de Medicina na posição de monitores ministram aulas, práticas ou teóricas, no formato de monitoria para os alunos do mesmo curso. Este pode ser um bom método para treinar competências importantes para o futuro profissional como, organização e interesse pelo estudo. Objetivos: Observar a contribuição das práticas das monitorias na formação acadêmica dos monitores de Medicina. Metodologia: Foi aplicado um questionário virtual aos monitores do PID 2019, com perguntas sobre competências necessárias ao profissional de Medicina e de que forma as monitorias contribuíram para o desenvolvimento dessas habilidades. Foram aplicadas cinco perguntas de múltipla escolha com as opções “muito”, “razoável” e “pouco” e uma pergunta aberta com o título: “Como a monitoria pode contribuir na sua formação como estudante e futuro profissional médico?”. Foi utilizado o “Formulários Google” como plataforma de aplicação do questionário bem como de organização das respostas. Resultados: No total, 14 indivíduos responderam às perguntas e, destes, 78,6% responderam “muito” em serem mais organizados, 71,4% responderam “muito” em interesse pelos estudos, 71,4% responderam “muito” na ajuda a atualização sobre algum tema, 85,7% responderam “muito” em aprender no intuito de ajudar o outro e 64,3% responderam “muito” em aprender a trabalhar em equipe. Na pergunta aberta muitos pontos foram levantados como, “Elas contribuem para o crescimento pessoal. Como pessoa, nos ajudam a ser mais solidários em passar conhecimento e ter mais habilidade para lidar com pessoas”. Conclusão: O PID por intermédio de suas monitorias contribui significativamente para a formação do profissional de Medicina, pois fornece ao monitor um ambiente propício à prática de habilidades que serão valiosas para sua carreira.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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