O USO DE DINÂMICA NA AULA PRÁTICA DE HISTOLOGIA COMO FORMA DE GARANTIR AUTONOMIA DOS MONITORADOS EM RELAÇÃO AO MICROSCÓPIO
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria de Histologia e Embriologia é uma atividade que contribui para uma aprendizagem efetiva dos acadêmicos monitorados do 1º e 2º semestre do curso de Medicina da UFC - Campus Sobral. Durante o módulo de Sistema Nervoso, incluído no 2º semestre do curso, dia 05 de setembro de 2019, foi ministrada uma monitoria de revisão da prática histológica em formato dinâmica, na qual a turma foi subdividida em pequenos grupos de 04 alunos com 01 microscópio para cada grupo. A atividade consistia em 07 rodadas de 01 minuto e meio, na qual um aluno de cada equipe iria individualmente representar o grupo em busca de detectar a estrutura e o aumento pedidos pela monitora na rodada da vez, revezando os alunos por rodada. OBJETIVO: Avaliar a dinâmica como forma de incentivo ao melhor manuseio do microscópio e consequente melhor aprendizado e estímulo ao estudo da Histologia do Tecido Nervoso. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário virtual, por meio da plataforma Google Forms, com 05 perguntas múltipla escolha que avaliaram a aula prática em diversos quesitos relacionados ao rendimento no uso do microscópio. Os participantes foram os alunos que estiveram na dinâmica realizada em 05 de setembro de 2019. RESULTADOS: Do total de 40 alunos presentes, 28 responderam ao questionário e destes 43% responderam “muito” na segurança ao usar o microscópio; 59,3% responderam “ajusto sempre que preciso” no ajuste do microscópio; 70,4% responderam “sim” na importância da dinâmica para melhor uso do microscópio; 66,7% responderam “sim” no estímulo da revisão ao manuseio do microscópio e 74,1% responderam “sim” na maior autonomia do uso do microscópio na prova prática após a revisão. CONCLUSÃO: A revisão da prática histológica em forma de dinâmica mostrou-se uma grande aliada para o manuseio do microscópio, garantindo uma aula mais interativa, a qual desperta a atenção e permite uma postura proativa de todos os alunos. Além disso, é possibilitado melhor rendimento na disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.