O USO DE VIDEOS COMO FERRAMENTA DE AUXILIO A MONITORIA AOS ALUNOS DE ESTATÍSTICA II
Resumo
Os projetos de educação online podem dispor de recursos de áudio, vídeo, textos, simulação e ambientes virtuais adequados para a gestão aprendizagem. Assim, como diz Dias (2004, p. 14), “a Web não é só uma tecnologia e plataforma para a transmissão ou o acesso à informação, mas igualmente, um instrumento para o desenvolvimento da interação, da colaboração e da construção da própria comunidade”. Não há como negar que a educação online (alguns autores preferem utilizar o termo em inglês: e-learning) tem um grande apelo tecnológico (Martins, 2014). Pensando nisso, que foi pensando na criação de vídeos aula para alunos que não possam comparecer pessoalmente por diversos motivos (sendo por causa de trabalho, transporte entre outros) e para servir de ajuda para os alunos que queiram rever algo que foi visto nas monitorias presenciais. O objetivo final é destacar a importância desta ferramenta como um estimulo ao processo pedagógico de ensino-aprendizagem, vale destacar que este recurso é extremante eficiente como fator de retenção mnemônica. Acreditamos através deste projeto piloto na disciplina de Estatística Econômica II que a Educação à Distância, principalmente relacionada a monitoria possa ser empregada conjuntamente com o ensino presencial. As vantagens são diversas, mas a principal é ofertar o acesso à monitoria a parcela dos alunos que estão impossibilitados da presença nas aula de monitoria e que antes não tinham como pensar em complementar seus estudos e tirar as dúvidas na disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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