UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO EXERCÍCIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ARTICULADO A ATIVIDADE DE CAMPO EM UMA ESCOLA DE SOBRAL-CE

Autores

  • Carina Souza da Silva
  • NULL
  • Ana Carolina Borges Leão Martins

Resumo

A experiência vivenciada ocorreu por meio do exercício de iniciação à docência da disciplina de Psicologia Escolar/Educacional II, a qual foram realizadas oficinas com turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola de Sobral, totalizando nove oficinas. O trabalho objetiva a reflexão acerca da potência do exercício à docência ao promover junto a professora responsável espaços de estreitamento entre as discussões em sala e as vivências no campo escolar, visto como importantes na formação dos alunos que ocuparão este campo de atuação em Sobral. Ademais, objetiva perceber como a disponibilidade de auxiliar os alunos da disciplina influencia na implicação destes para a realização da atividade. A minha vivência esteve na participação da elaboração de um planejamento das oficinas junto aos integrantes do projeto de extensão Educação, Política e Psicanálise e a professora responsável, e posteriormente, foi feito um planejamento com os alunos da disciplina supracitada; da elaboração de arranjos de acordo com as dúvidas e dificuldades destes e do apoio a realização das oficinas e de relatórios sobre o que foi trabalhado nas oficinas. Estas consistiram em discussões em pequenos grupos com alunos da escola, a partir de frases criativas de efeito formadas pelos próprios alunos da disciplina que conduziram a atividade. Percebeu-se que muitos alunos da disciplina se engajaram ao participar da condução das temáticas abordadas nas oficinas, visto que foram incluídos no planejamento da atividade, e os assuntos tratados já haviam sido trabalhados em sala, o que resultou em um comprometimento da maioria ao participar da atividade na escola. Ademais, isso representou que o exercício de iniciação à docência ao estabelecer uma aproximação dos alunos com os passos de construção da atividade em campo junto ao acompanhamento da professora responsável nas oficinas, possibilitou uma maior segurança para os alunos da disciplina facilitarem de modo mais confortável as oficinas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD