PROJETO MÚSICA NA ESCOLA UFC/SOBRAL: TRAJETÓRIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO EIXO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Jackson Crispim Martins
  • Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Jheimison Costa Nascimento, Kariny Kelvia Paiva Barbosa, Clara Ferreira do Nascimento
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O eixo de formação foi incorporado ao Projeto Música na Escola do curso de Música da UFC/Sobral no ano de 2019 com o objetivo de ofertar cursos modulares de extensão de curta duração, promovendo ações de formação inicial/atualização que potencializam o trabalho dos profissionais da área de Artes/Música. O eixo de formação possui 06 bolsistas que são responsáveis pelo trabalho colaborativo de pesquisa, planejamento, execução e avaliação das oficinas. A metodologia usada foi a pesquisa documental das ações realizadas pelo projeto em 2019. Dentre os resultados alcançados, destacam-se: a) a institucionalização da parceria com a SEDUC Sobral e o contato com os professores de Artes para planejamento e realização das Oficinas; b) a aprovação do projeto de extensão “Oficinas de Música” na PREx UFC; c) a criação das 4 oficinas de Música no formato modular (Educação Sonora, Percussão Corporal, Educação Vocal e Prática de Canto e, Construção de Instrumentos Alternativos); d) a realização de 15 Oficinas de Música que contemplou um público diversificado e totalizou 424 participantes; e) a criação e organização do encontro “Diálogos Musicais”, abarcando temáticas transversais e com palestrantes convidados, totalizando 72 participantes; f) a publicação das ações do Projeto Música na Escola no evento da 70ª Reunião Regional SBPC em Sobral; g) a produção de cadernos de Educação Musical em módulos para registro das atividades estruturadas pela equipe de formação; h) a aprovação da Oficina de Educação Sonora no edital de Ocupação do Instituto ECOA de Sobral; i) o trabalho de registro (fotos/vídeos), comunicação (inscrições e avaliação online; folders; crachás) e divulgação (site e redes sociais do projeto) em torno das atividades do eixo de formação. Conclui-se que tais ações promoveram avanços significativos na ampliação da oferta de atividades formativas, fomentando o diálogo e mobilizando os agentes envolvidos para melhoria das práticas pedagógicas em educação musical na região.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Cultura Artística – SECULT – ARTE