A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA EXTENSÃO LAEDDES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ariadsa Mesquita Aragão
  • Madyson Matheus Sousa Mororó, Vitória Ferreira de Azevedo
  • Francisca Denise Silva do Nascimento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de uma extensionista voluntária do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), a partir das ações feitas pelo Projeto “Reescrevendo minha história” numa escola de ensino médio, na cidade de Sobral - CE. Durante o mês de Outubro de 2019, foram realizadas visitas a quatro turmas do terceiro ano do ensino médio da referida escola. Durante os encontros com as turmas, houve discussões sobre questões importantes, tais como apresentação do projeto de extensão, aplicação de mapas afetivos, que levaram a um debate de como os jovens se sentem no ambiente escolar, também foram tratados assuntos relacionados à Universidade, ao ENEM, ao SISU, às política de cotas, além de momentos de rodas de conversa, o que possibilitou uma aproximação dos extensionistas com os alunos. Nessa perspectiva, com base nas experiências vivenciadas nesses momentos e nas escutas das demandas dos alunos, alinhado às discussões trazidas na leitura do texto “A má-fé institucional” do sociólogo Jessé Souza, juntamente com os demais livros e textos estudados nos encontros do grupo de estudos, abordarei a aprendizagem que tive durante esses dias, tal como uma forma de percepção da realidade do outro frente às diversas desigualdades encontradas na sociedade, tais experiências que me ajudam numa melhoria e numa mudança na construção como pessoa e, também profissional, como futura psicóloga.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE