LABORATÓRIO DE PESQUISA EM HISTORIA ECONÔMICA E SOCIAL (LAPHES)
Resumo
O LABORATÓRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL – LAPHES LIGADO À UFC SOBRAL CONSISTE EM UM SITE (HTTP://WWW.LAPHE.UFC.BR/) DE ESTUDOS/PESQUISA VOLTADO PARA OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, ECONOMIA E FINANÇAS, E DEVE PODE ENGLOBAR A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE OUTROS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, SOBRETUDOS DOS CURSOS LIGADOS AO ESTUDO DA HISTÓRIA E ECONOMIA. É UM TRABALHO QUE VISA À REALIZAÇÃO DE ATUALIZAÇÕES E CONFIGURAÇÕES AO SITE, JÁ QUE ARMAZENA BASES DE DADOS E ARTIGOS VOLTADOS PRIMEIRAMENTE A PESQUISAS RELACIONADAS A HISTORIA ECONÔMICA DO ESTADO DO CEARÁ, NO QUAL POSSUI VÍNCULO COM O PROGRAMA DA PRO- REITORIA DE EXTENSÃO (PREX), COM O PASSADO EM NÚMEROS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ATUALIZAR E MELHORAR O SITE, TORNANDO MAIS ACESSÍVEL A ESTUDANTES, COM INTUITO DE TORNÁ-LO OBJETO DE ESTUDO COM A BASE DE DADOS NELE CONTIDO. ALEM DE MUITOS ARTIGOS RELACIONADOS À ESCRAVIDÃO, UM DOS PROJETOS PRESENTE NO SITE É O DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO CEARÁ, QUE ESTUDA A FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE, OS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO CEARA, RELATANDO QUE A OCUPAÇÃO DO CEARA SE FEZ QUASE 150 ANOS APÓS O DESCOBRIMENTO DA COLÔNIA PORTUGUESA, QUE A SECA TAMBÉM TEVE INFLUENCIA SOBRE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO CEARÁ, O PERÍODO DESENVOLVIMENTISTA DA ECONOMIA NO CEARÁ E AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DESSE ESTADO. É DE SUMA IMPORTÂNCIA A PRESENÇA DESSA PLATAFORMA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PARA O ACRÉSCIMO DE CONHECIMENTO DOS UNIVERSITÁRIOS. SÃO AINDA PRETENSÕES DO LAPHES: AUXILIAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA, NA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO, NO ACESSO AOS PESQUISADORES À ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO NA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS PRODUZIDOS POR PESQUISAS LIGADAS AO LAPHES. PARALELAMENTE, ATRAVÉS DE UM PROJETO DE DIGITAÇÃO E CATALOGAÇÃO DE FONTES ACERCA DA HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL, E MAIS ESPECIFICAMENTE DO CEARÁ, O SITE DISPONIBILIZA AS BASES DE DADOS PRODUZIDAS EM PROJETOS COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.