PEDAGOGIAS DO AT(R)AQUE: NARRATIVAS COTIDIANAS DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO SOBRALENSE - DISCUSSÕES PRELIMINARES
Resumo
Nos é tácito afirmar que, no cotidiano escolar, há uma matriz epistêmica que marca os corpos e subjetividades, que fazem parte dos códigos (com)partilhados pela normatividade hegemônica, que ainda se mantém ativa e dinâmica nos planos educacionais e na formação docente, que (re)força a matriz cisgênero heterossexual, criacionista, cristã e que se pauta na ideia de família nuclear tradicional (pai, mãe e filhos heterossexuais). Esta pesquisa visa caminhar em contrassenso dessa política de corpos assujeitados, colocando em evidência as narrativas de pessoas transexuais e travestis na educação básica sobralense. Pesquisamos com pessoas matriculadas regularmente no ensino médio na CREDE 06, com sede em Sobral, e constatamos as dificuldades em ser uma pessoa transgênero na educação regular, do mesmo modo, conseguimos identificar os deslocamentos do cotidiano escolar e os modos como o gênero dissidente consegue subverter as lógicas produzidas pelos códigos epistêmicos da norma imposta. Assim, procuramos fazer com que os lugares de fala (RIBEIRO, 2019) e de escuta sejam respeitados, do mesmo modo que esperamos contribuir para uma educação pública mais justa, equilateral e humana, que respeite as diversidades, as diversas pedagogias corporais e as subjetividades. Apresentamos os dados preliminares de nossa pesquisa, esperando que consigamos alavancar um debate maior no Estado do Ceará.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.