AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC SOBRAL.
Resumo
INTRODUÇÃO: O PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO - ENA É UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR NO QUAL OS PROFESSORES SÃO DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA DA UFC - CAMPUS SOBRAL. O ENA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO PÚBLICO DA MACRORREGIÃO SOBRALENSE. DENTRE OUTRAS ATIVIDADES PROMOVIDAS, EM 2017 FOI IMPLEMENTADO O LABORATÓRIO DE REDAÇÃO DIÁRIO NO PROJETO, VISANDO À MELHORA DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS. OBJETIVO: O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO NO CURSINHO ENA. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO OBSERVACIONAL, PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICO, QUANTITATIVO E LONGITUDINAL. FORAM UTILIZADOS DADOS INTERNOS DO PROJETO REFERENTES AO HISTÓRICO DE NOTAS NO LABORATÓRIO, À ASSIDUIDADE NESTE E AOS RESULTADOS NOS SIMULADOS DO ENEM, DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2019. ANALISOU-SE, ENTÃO, AS RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE ENTRE AS TRÊS VARIÁVEIS. RESULTADOS: OS 10 ALUNOS QUE ERAM MAIS ASSÍDUOS APRESENTARAM UM AUMENTO MÉDIO DE 320,76 PONTOS ENTRE O PRIMEIRO E O QUARTO BIMESTRE. ALÉM DISSO, DESTACARAM-SE COMO 8 (80%) DAS 10 MELHORES MÉDIAS EM REDAÇÃO NOS SIMULADOS. POR OUTRO LADO, QUANDO SE COLOCA EM ANÁLISE OS 10 ESTUDANTES MENOS ASSÍDUOS, PERCEBE-SE UM AUMENTO DE 70,48 PONTOS DO PRIMEIRO PARA O QUATRO BIMESTRE DO ANO, SENDO ESTE GRUPO, AINDA, REPRESENTANTE DE 9 (90%) DAS 10 MENORES MÉDIAS DE REDAÇÃO NOS SIMULADOS. DISCUSSÃO: EVIDENCIOU-SE, PORTANTO, QUE A ASSIDUIDADE NO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO SE CONFIGURA COMO FATOR DIRETAMENTE PROPORCIONAL À MELHORA ANUAL DAS NOTAS EM TAL ÁREA, BEM COMO A UM MELHOR RESULTADO NOS SIMULADOS DO ENA. CONCLUSÃO: É IMPRESCINDÍVEL AVALIAR E RETIFICAR AS CAUSAS QUE LEVAM ALGUNS ESTUDANTES À BAIXA ASSIDUIDADE NO LABORATÓRIO, PROMOVENDO, ASSIM, AÇÕES QUE VISEM A TORNAR TAL USO MAIS ATRATIVO, POSSIBILITANDO A MELHORA NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO PÚBLICO EM QUESTÃO.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.