RODA DE CONVERSA COM OS NÚCLEOS DOCENTES ESTRUTURANTES - NDE: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PET/SAÚDE
Resumo
O PET/SAÚDE Interprofissionalidade tem como objetivo promover e fomentar a interprofissionalidade nos curso de graduação da área da saúde, sendo eles os cursos de Medicina, Psicologia e Odontologia da Universidade Federal do Ceará e Enfermagem e Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Dentre seus eixos, o PET/SAÚDE Interprofissionalidade trabalha a adequação das diretrizes curriculares para fomentar o trabalho em equipe e a colaboração interprofissional dentro dos ambientes de aprendizagens. Desse modo, esse estudo tem o objetivo de relatar a experiência da sensibilização dos professores, membros de Núcleos Docentes Estruturantes, para incorporação da interprofissionalidade na formação dos profissionais de saúde. Trata-se de um relato de que ocorreu no dia 24 de setembro de 2019 no Campus da Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral – CE. A experiência foi desenvolvida pelos membros do PET/SAÚDE Interprofissionalidade. O encontro foi dividido entre acolhida, exposição da pergunta disparadora “Em que medida o currículo do seu curso permite a interprofissionalidade?” e plenária. Como resultados, foi possível perceber uma boa adesão dos participantes, o que sugeri uma valorização dos mesmos pelo momento. Alguns professores relataram que esta experiencia proporcionou um primeiro contato com a temática da interprofissionalidade. Assim, o momento possibilitou trocas de experiencias favorecendo uma articulação e integração entre os professores de diversos cursos, o que facilitará o planejamento e implementação de ações que promovam adequação curricular com foco na interprofissionalidade, em um futuro breve. Nesse sentido, pode-se concluir que a experiência foi positiva e despertou a necessidade da continuação de encontros sistemáticos com os membros do Núcleo Docente Estruturante, bem como de ampliar a participação para os demais docentes dos cursos envolvidos no PET/SAÚDE- Interprofissionalidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.