A BRINCADEIRA NO CONTEXTO DE ENCONTROS ONLINE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EXPERIÊNCIA DA UUNDC EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Sabrina Lopes Sousa
  • Marcia Vanessa Silva

Resumo

A brincadeira e as interações são os eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil, definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009). Com a necessidade de isolamento social, decorrente da Pandemia de COVID-19, precisou-se, na Educação Infantil, manter o vínculo com as crianças e suas famílias. Para isso, a Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), realizou encontros online com os grupos de crianças integrantes da Instituição, buscando respeitar os eixos norteadores mencionados. Nessa ótica, este trabalho objetiva visibilizar possibilidades e desafios para a garantia da brincadeira às crianças, durante os encontros online, a partir da experiência vivenciada pelo Grupo Infantil 5 com a professora e a bolsista, no âmbito do projeto de extensão “Brincar no cotidiano da UUNDC: a brincadeira como um modo de ser e estar no mundo”. Como referencial teórico destaca-se Horn (2017) e Vigotski (1998). Para a construção dos dados utilizou-se diário de campo e videogravação para observação e registro das brincadeiras experienciadas nos encontros online. Os dados revelaram que como desafio havia a complexidade de contemplar as múltiplas linguagens e ritmos das crianças. Entretanto, considerando o cenário pandêmico, as brincadeiras experienciadas garantiram possibilidades de interações positivas. Ademais, possibilitou o protagonismo das crianças em brincadeiras propostas e mediadas por elas, de forma ativa e criativa, e a participação em brincadeiras planejadas pela professora. Conclui-se que foi possível, dentro dos limites impostos pelo isolamento social, assegurar o direito das crianças à brincadeira, respeitando suas singularidades ao se expressarem e produzirem cultura, contribuindo para suas aprendizagens e desenvolvimento integral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão