A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS MULTIDISCIPLINARES DA SAÚDE EM UMA CONSULTA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA PARA A VIDA ACADÊMICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Manuela de Sousa Oliveira
  • João Victor Rozendo da Silva Freitas
  • Nycolle Almeida Leite
  • Polyana Ferreira de Lima
  • Tatiana Monteiro Fiuza

Resumo

INTRODUÇÃO: O início das práticas clínicas de um curso da saúde é sempre bastante aguardado por um estudante universitário da área. Poder observar de perto uma consulta, ter um maior contato com os pacientes, com o ambiente e com as ferramentas de trabalho constrói, no estudante, as técnicas necessárias para receber um paciente e realizar o melhor atendimento possível. Nessa perspectiva, os projetos universitários costumam realizar essa vivência ainda no início da vida acadêmica do aluno. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes membros de um projeto da Universidade Federal do Ceará no acompanhamento de uma consulta em um posto de saúde da periferia de Fortaleza, como forma de ampliação do aprendizado. METODOLOGIA: Três estudantes universitários de áreas multidisciplinares da saúde (Enfermagem, Fisioterapia e Medicina), integrantes do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF), acompanharam cinco consultas realizadas por uma médica residente em Saúde da Família e Comunidade que atende no Posto de Saúde Lineu Jucá, localizado na Barra do Ceará, em Fortaleza. Os alunos observaram as consultas, as técnicas e as abordagens da profissional, dispondo da oportunidade de opinar, sugerir, participar e questionar, sempre com a autorização dos pacientes e da médica. RESULTADOS: Os alunos adquiriram conhecimento, sobretudo com relação à maneira de abordar o paciente e buscar as informações necessárias para a resolução de seus problemas. Os momentos de participação e questionamentos solidificaram algumas noções e esclareceram muitas dúvidas. Os pacientes se mostraram bastante à vontade com os alunos, o que tornou a vivência ainda mais saudável e tranquila. CONCLUSÃO: A aplicação prática daquilo que se estuda em sala de aula é, definitivamente, a melhor forma de aprendizado para um estudante. Poder participar ativamente de um atendimento, contribuindo com o próprio conhecimento, ainda que cedo, pode firmar um pilar forte na vida de um futuro profissional da saúde.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão