A QUALIDADE NO ATENDIMENTO NA DIVISÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO CONTINUADA NA PREX: UM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA

Autores

  • Francisco Lucas Lopes de Sousa
  • Cláudio Rogério Carneiro Pimentel
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

A missão da Pró-Reitoria de Extensão - Prex/UFC é promover o desenvolvimento da sociedade, a construção do conhecimento e contribuir na excelência profissional dos discentes, por meio de ações de extensão inovadoras e sustentáveis, realizadas pela comunidade acadêmica de forma dialógica, interdisciplinar e articuladas com o ensino e pesquisa. A Divisão de Apoio à Educação Continuada / Prex, se responsabiliza pela confecção dos certificados de todas as ações de extensão da UFC. O objetivo deste trabalho é avaliar o atendimento aos coordenadores das ações de extensão, a qualidade e a quantidade dos certificados do ano de 2020. Para isso, realizamos uma sondagem com 15 coordenadores de ações de extensão sobre qual a opinião dos coordenadores que usufruíram dos serviços da Divisão de Apoio à Educação Continuada do ano de 2020, utilizando o google forms como instrumento de aplicação das perguntas. Em 2020, deu-se o início da pandemia Covid 19, mesmo assim foram emitidos 36.879 certificados, dando destaque a Fundação Demócrito Rocha, a Casa de Cultura e as unidades acadêmicas do Campus do Porangabuçu que solicitaram e foram emitidos 32.242, 1.811 e 1.200 certificados, respectivamente. As opiniões dos coordenadores em respeito ao atendimento, tempo de resposta, qualidade e layout dos certificados, foram todas analisadas. Destacando-se a satisfação e eficácia nas respostas às solicitações de certificados, sendo que 73,3% apontaram excelência/ótimo, e 26,7%, bom. A qualidade do papel do certificado e layout, foram apontados por mais de 90% dos beneficiados, como excelente e ótimo. Tivemos algumas sugestões de melhoria, algumas já estão em andamento e outras serão comunicadas às instâncias administrativas superiores. Conclui-se que a Divisão de Educação Continuada atingiu um nível de excelência no atendimento à comunidade acadêmica, num processo de manutenção da qualidade e em busca de melhoria contínua.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão