ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE PROLAPSO DE ÓRGÃOS PÉLVICOS: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA.

Autores

  • Karla Samilly Lima Alves
  • Barbara Bezerra Lopes
  • Amanda Camelo Paulino
  • Letícia Queiroz Medeiros
  • Mariana Queiroz de Souza
  • Andreisa Paiva Monteiro Bilhar

Resumo

Introdução: Com o aumento da expectativa de vida das mulheres, espera-se que problemas associados ao enfraquecimento do assoalho pélvico tornem-se cada vez mais prevalentes, dentre eles o Prolapso de Órgãos Pélvicos (POP). Desse modo é de grande importância que o médico generalista conheça aspectos básicos dessa doença e saiba identificar a forma ideal de tratamento. Com a pandemia do covid-19 estabelecida em 2020 e a consequente mudança do regime normal de aulas na Faculdade de Medicina, os estudantes do módulo de Ginecologia em 2020 passaram por adaptações importantes no seu processo de aprendizagem. Objetivos: Analisar o conhecimento de estudantes de medicina que passaram pelo módulo de ginecologia durante a pandemia em relação à sua percepção de aprendizagem sobre POP. Metodologia: aplicado questionário on-line constituído por 6 perguntas objetivas, cujas respostas variaram de 1 a 10 para estudantes de medicina que tiveram o módulo de ginecologia no período da pandemia. Resultados: 37 estudantes responderam ao questionário. Com relação à identificação de fatores de risco, 80% acham que teriam facilidade em reconhecer. Sobre o diagnóstico, 86% apontaram ser capazes de realizá-lo e 85% relataram não achar difícil associar outras queixas ao POP. Já em relação ao estadiamento, 91% responderam que sentiria dificuldade de moderada a acentuada e na escolha de tratamento, 85% apontaram dificuldade. Finalizando, 80% relataram a importância das aulas práticas para a construção do conhecimento sobre o assunto. Conclusão: As aulas teóricas, mesmo a distância, foram suficientes para facilitar o aprendizado em relação aos aspectos gerais do assunto como fatores de risco e sintomas associados, assim como diagnóstico de POP. Porém, a redução das aulas práticas parece influenciar nos aspectos relacionados ao estadiamento e tratamento. Assim, é importante que futuramente esses últimos pontos recebam atenção especial do corpo docente, visando a minimizar prejuízo de aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão