ANÁLISE E REFLEXÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS PELO CURSO ESPANHOL ACESSÍVEL

Autores

  • Ana Carolina dos Santos Souza
  • Ana Beatriz de Vasconcelos
  • Maria Adna da Cruz Silva
  • Beatriz Furtado Alencar Lima

Resumo

O curso Espanhol Acessível faz parte do projeto Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos e objetiva (re)pensar o ensino da língua espanhola para pessoas com deficiência a partir do desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Em 2020, o projeto se voltou para demandas internas, entre elas estava a análise e reflexão crítica dos materiais didáticos e dos processos metodológicos desenvolvidos entre 2016 e 2019. A partir de tais, aprofundamos nas investigações acerca da práxis do ensino de espanhol para pessoas com deficiência visual. A análise dos materiais foi realizada considerando a visão de Leffa (2016) sobre os desafios - desde o desenvolvimento do método até o pós-método - para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, bem como Medrado (2014) com suas reflexões sobre formação docente e o desenvolvimento de ações inclusivas para o ensino de línguas estrangeiras voltado a pessoas com deficiência visual. A análise se centrou em três eixos: 1) acessibilidade do material; 2) presença de ludicidade; e, 3) impacto do material no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos com as análises mostram que os materiais desenvolvidos, por fazerem parte de um curso introdutório à língua espanhola, contém exercícios básicos e bastante material auditivo. Os módulos exploram situações cotidianas, pois entende-se que a presença de contexto é essencial para a aprendizagem de uma língua estrangeira. A análise apontou, ainda, para a importância de explorar as imagens dispostas na apostila com o uso de descrições mais detalhadas e de material tátil. O presente trabalho cresceu da necessidade de refletir e dialogar sobre o processo de formação docente e o ensino de línguas estrangeiras para pessoas com deficiência, dada a urgente demanda por materiais didáticos que pensem nesses indivíduos como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem para, então, alcançarmos uma real inclusão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão