APLICAÇÃO REMOTA DE PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE PARA ANÁLISE DO APRENDIZADO EM CURSO DE AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL

Autores

  • AntÔnio HorÁcio Veras FalcÃo Filho
  • Flávia Roseane de Moura Souza
  • Lucas Matheus Medeiros de Castro
  • Ana Clara Santos Freitas
  • Elton Lencastre Morais Bessa
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: A aferição da pressão arterial é um importante procedimento por permitir a união de habilidades teóricas e práticas na busca pelo conhecimento dos valores das pressões sistólica e diastólica de um indivíduo, as quais são fundamentais para a análise do sistema cardiovascular e para o diagnóstico de doenças, como a hipertensão. Sendo assim, a Liga do Coração, projeto de extensão da UFC, para orientar quanto a essa prática extremamente necessária no cotidiano do profissional da saúde, promove capacitação teórico-prática para os alunos de medicina que se inscrevem no curso de Introdução à Cardiologia, o qual faz parte do processo de seleção de novos membros. OBJETIVO: Objetiva-se salientar a eficácia da utilização de pré e pós-testes online como forma de analisar a aquisição de conhecimento sobre a aula de aferição de pressão arterial. METODOLOGIA: O curso aconteceu, remotamente, no período de setembro de 2020, no qual foram aplicados formulários do google constituídos por 5 perguntas-padrão a todos os estudantes que participaram. A partir disso, verificou-se, por meio do programa estatístico Excel, o número de acertos no pré-teste e no pós-teste. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A média aritmética de acertos das questões do pré-teste foi de 3,8, denotando um desempenho médio de 76%. Já no pós-teste, essa média aumentou para 5 acertos, alcançando um desempenho médio de 100%, o que explicita um acréscimo de 24% no rendimento dos alunos após a aula ministrada. CONCLUSÃO: A utilização de questionários online do google como modo de análise de aprendizagem foi confirmada, visto que se verificou o aumento na quantidade de acertos em relação aos dois momentos avaliativos da aula.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão