ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO MÉDICO REMOTO NO AMBULATÓRIO DE UROLOGIA EM PROJETO DE EXTENSÃO: O QUE GANHAMOS E O QUE PERDEMOS, UM ESTUDO COMPARATIVO DO PRESENCIAL VS REMOTO NO PERÍODO DA PANDEMIA EM 2020

Autores

  • Matheus Lemos dos Santos
  • Matheus Sousa Silva
  • Lucas Gabriel da Costa Marques
  • Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo
  • Conceição Aparecida Dornelas
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

As abordagens pedagógicas progressivas de ensino-aprendizagem médicas implicam em formar profissionais com competências éticas, políticas, técnicas e dotados de conhecimento e sensibilidade para reflexões críticas da vida, morte e da sociedade, capacitando-os para intervirem em contextos de diferentes realidades psicossociais. Objetivou-se avaliar aspectos pedagógicos (ganhos e perdas) com alunos do curso de medicina em uma experiência de atendimento ambulatorial via remoto em tempos de pandemia comparando com o atendimento ambulatorial presencial. Utilizou-se uma discussão remota via Google Meet com alunos. Quanto a abordagem do paciente (empatia, alegria, otimismo e paixão): Perdas: não percepção da carga psicológico ou emocional do paciente, semiótica e linguagem corporal; Incapacidade de percepção de déficits de natureza sensitivo motora; As informações eram repassadas pelo professor. Quanto ao exame físico, perdas importantes para aprendizado na realização do exame físico. As perdas ocorrem pois o fazer esta com o professor, o protagonista da ação, apesar das discussões com os alunos remotamente. Houve perdas no desenvolvimento de habilidades técnicas para preenchimento de prontuários, elaboração de laudos, discussão do tratamento e elaboração prescrições. Os estudantes receberam apenas as informações sem a oportunidade de construir. A fixação vem do exercício prático das ações. Na relação médico- paciente-aluno, no processo de consulta e ensino existe o ganho do processo centrado no paciente entretanto a tecnologia e precária, com quedas da transmissão e sistema improvisado trazendo interrupções e desconforto para todos. A Faculdade de medicina não oferece recursos ou tecnologia para nos amparar neste sistema instalado. Ocorreram perdas substanciais pedagógicas para os alunos, entretanto a iniciativa de manter o projeto e o atendimento medico mesmo que a distancia foram ganhos positivos para o ensino aprendizado e extensão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão