AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE VÍDEO INFORMATIVO NA PLATAFORMA INSTAGRAM SOBRE O TEMA JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO

Autores

  • Gustavo Manfio Leme de Campos
  • Luiz Matheus Ferreira Brito
  • Lucas Rodrigues Melo
  • Felipe de Oliveira Vasconcelos
  • Wellyson Gonçalves Farias
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

Introdução: As redes sociais vêm crescendo bastante como veículo de todos os tipos de conteúdo. Com isso, torna-se cada vez mais comum o uso dessas redes na disseminação de assuntos acadêmicos, incluindo na área da saúde. Objetivos: Este estudo objetivou comparar o conhecimento prévio de pessoas leigas e avaliar seus níveis de aprendizado após estas assistirem a um vídeo didático na ferramenta IGTV da plataforma Instagram acerca do tema “jejum pré-operatório”. Metodologia: Foi elaborado um questionário eletrônico, com termo de consentimento e identificação dos voluntários para obter um melhor controle destes e ter certeza de que atuam em outras áreas que não da saúde. Em seguida, cada voluntário respondeu perguntas sobre o assunto em um pré-teste. Depois, eles assistiram a um curto vídeo expositivo sobre o mesmo assunto e, por fim, repetiram-se as perguntas num pós-teste para avaliar se o vídeo foi efetivo no que tange a sanar as dúvidas e/ou deficiências dos voluntários em relação ao tema. Resultados: Ao avaliar 52 pré e pós-testes, observou-se um maior domínio do assunto por parte dos candidatos e um maior número de acertos das questões após a visualização do vídeo, sendo notória a influência deste no aprendizado do assunto abordado. Por exemplo, poucos tinham conhecimento do motivo de se fazer o jejum pré-operatório, mas, após assistirem ao vídeo, a maioria dos candidatos respondeu corretamente à pergunta, relacionando o jejum à necessidade de evitar problemas respiratórios devido à regurgitação dos alimentos e líquidos. Já em relação aos líquidos claros, apenas 4 de 52 candidatos (7%) marcaram corretamente as opções correspondentes no pré-teste, enquanto no pós-teste, esse número subiu para 39 de 52 (75%). Conclusão: Com isso, conclui-se que as redes sociais podem ser utilizadas para transmitir conhecimento de inúmeras áreas de modo efetivo, sendo uma ferramenta útil no aprendizado de assuntos diversos por pessoas leigas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão