INSTAGRAM NO ENSINO DE HISTOLOGIA: UMA BOA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nicolas Gustavo Souza Costa
  • Ana Beatriz Rabelo Bezerra
  • Débora Letícia Moreira Mendes
  • Gutemberg do Nascimento Pinheiro
  • Ana Caroline Rocha de Melo Leite
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumo

As redes sociais influenciam diretamente o cotidiano das pessoas e possivelmente o processo de ensino-aprendizagem da morfologia, expandindo de forma expressiva os espaços formais de educação. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar as potencialidades do Instagram como ferramenta didática para o ensino de histologia. Para tanto, as seguintes etapas foram realizadas: planejamento das publicações, execução das postagens e investigação qualitativa dos resultados. Na etapa de planejamento, os principais tecidos do corpo humano foram selecionados como assuntos a serem abordados. As postagens foram realizadas por meio dos stories da @laemaufc no instagram e os recursos de enquetes foram utilizados para promover interatividade com o público e coletar dados sobre o uso dessa rede social no ensino de histologia. As postagens exploraram conceitos, correlações clínicas e aspectos morfológicos das estruturas histológicas de cada tecido. Observou-se que o instagram pode ser usado como recurso para o ensino de histologia, promovendo interatividade, participação de várias pessoas e integração entre os participantes. Entre as dificuldades dessa ferramenta estão a necessidade de experiência com o ambiente virtual para a criação de conteúdo e a limitação pela plataforma da quantidade de caracteres e de formato das publicações. No entanto, o instagram, como rede social de compartilhamento de imagens, oferece um ambiente adequado para desenvolver competências de interpretação de micrografias, bem como de estudo dos aspectos teóricos envolvidos com a histologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão