INTERESSE EM IDIOMAS PELO ESTUDANTE DE MEDICINA

Autores

  • Paulo Victor Pinheiro Rocha
  • Gabriela Gomes do Nascimento
  • David Nunes de Lima Junior
  • Rodrigo César Araújo Silva
  • Ana Safira Silva Bindá de Queiroz
  • David Freitas de Lucena

Resumo

Introdução: O aprendizado de um novo idioma tem se tornado cada vez mais necessário no mercado de trabalho, principalmente do inglês (MIRANDA, 2015). No curso de medicina, isso não é diferente. Muitas vezes é necessário aprender um idioma estrangeiro para adquirir conhecimento por novas fontes ou alcançar comunicação com um paciente que não seja fluente no idioma local. Objetivos: Pesquisar na população da FAMED-UFC estudantes que praticam outros idiomas, como isso afeta o aproveitamento do curso e futuramente o exercício da profissão. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir de questionário online para estudantes da faculdade de Medicina da UFC, com integrantes do 1° ao 6° semestre. Resultados: A pesquisa contou com 35 participantes de 18 a 41 anos. Destes, 85,7% possuem conhecimento de alguma outra língua, contra 14,3% que não têm conhecimento. Dentro do grupo dos 85,7%: 43,29% são fluentes em outro idioma, e 56,71% possuem apenas um conhecimento que permite algum conforto; 96,3% são fluentes ao menos em inglês, mas outros idiomas citados foram o espanhol, o alemão e o francês, a maioria deles junto ao inglês; 83,3% iniciaram seus estudos no novo idioma antes de ingressarem na universidade e 16,7% durante a faculdade; 90% afirma que isso auxiliou no estudo da medicina. As justificativas para o aprendizado do novo idioma foram por ajudar na formação (70%), por influência de terceiros (30%) ou por gostarem de aprender outros idiomas (63,3%). Os 14,3% restantes dos entrevistados declararam não serem fluentes nem estudar algum idioma por acharem difícil (40%) ou por já terem tentado, mas acabaram desistindo (80%). Conclusão: Existe um grande interesse por parte dos alunos de medicina em aprender idiomas, principalmente a língua inglesa, e todos os entrevistados consideram importante o estudo de LIBRAS e o conhecimento de outra língua para a formação acadêmica e profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão