LETRAMENTO DIGITAL DOS MORADORES DO BAIRRO PICI

Autores

  • Ramon Rodrigues Ferreira
  • Cátia Luzia Oliveira da Silva
  • Catia Luzia Oliveira da Silva

Resumo

Com a introdução de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), tornaram a troca de informações na nossa sociedade muito mais dinâmica. As atuais gerações estão aptas a usar tais tecnologias no seu cotidiano, porém, quanto às gerações anteriores, elas encontram dificuldade em assimilar tais métodos de obter conhecimento e acessar informação, se sentindo muitas vezes excluídas de debates sobre a isso. Tal atitude é caracterizada como “Idadismo” por Castro (2015), preconceito que se baseia na idade, julgando as pessoas idosas como incapazes. Esse trabalho relata a experiência e atividades no projeto de extensão universitária “UFC e a comunidade”, que tem como objetivo a alfabetização digital de moradores do planalto pici. O projeto busca, por meio da metodologia de Paulo Freire, uma aprendizagem não bancária, baseada na experiência e diálogo. Por conta da Pandemia, o projeto teve que adaptar-se. Antes existiam oficinas no Bloco de Sistemas e Mídias Digitais, passou a acontecer por meio digital, através de um grupo no whatsapp, onde era repassado por meio de vídeos práticas saudáveis no ambiente virtual. Por meio desses vídeos, era explicado de maneira didática o assunto abordado, como: Dicas de utilização do Instagram, utilização das ferramentas do whatsapp e cuidados sobre segurança no meio digital. Tendo isso em vista avaliar a relevância do projeto, foram feitas entrevistas com os participantes para entender as percepções da nova forma de trabalho, virtual, e foi possível observar um interesse e uma maior inclusão por parte dos moradores que participavam do grupo, tirando dúvidas e sugerindo temas para abordar. Buscando ressaltar a importância da inclusão digital em suas vidas, o projeto “UFC e a comunidade” é muito importante não só para os moradores do Pici, mas também aos alunos que participam, pois gera um crescimento pessoal e um sentimento de empatia forte com as pessoas que se encontram no projeto, gerando um aprendizado em conjunto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão