MAUC DIGITAL: A RELEVANCIA DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NAS REDES SOCIAIS DO MAUC DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.

Autores

  • Thais Lucio Nicolau
  • Hellen Maria Maximina Vasconcelos
  • Kathleen Raelle de Paiva Silveira
  • Graciele Karine Siqueira

Resumo

Visitar os museus ganhou uma nova experiência em 2020, em meio à pandemia de Covid-19. O meio digital foi ainda mais presente e tornou-se extremamente necessário. Neste contexto, as redes sociais do Museu de Arte da UFC (Mauc) demandaram maiores cuidados e dedicação, as peças gráficas e vídeos publicados ganharam uma relevância inédita na experiência do visitante, que neste momento se transformara em usuário das contas de Instagram, Facebook, Youtube e Flickr para ter acesso ao que o museu passou a disponibilizar com mais intensidade nesses meios virtuais. Deste modo, o desenvolvimento de produtos audiovisuais no projeto de extensão "Museu de Arte: uma nova recepção estética" visou a permanência e o maior engajamento do público que já conhecia o Mauc, além da difusão da arte e da cultura regionais para quem nunca pôde visitar o museu presencialmente ou mesmo para quem ainda nem o conhecia. A partir de pesquisas e estudos sobre edição e as melhores formas de comunicar, foram produzidos conteúdos audiovisuais com ênfase nas obras e nos artistas do acervo do Mauc, compartilhando com o público além de conhecimento, a memória e/ou a sensação de estar participando de uma visita presencial ao museu. Notou-se que os produtos audiovisuais do Mauc possuíram recepção positiva, principalmente na rede social Instagram, um dos meios mais utilizados pelo museu na divulgação de conteúdos e informações. Importante citar a colaboração com o projeto "Laboratório Audiovisual Mauc (LAMauc)", fomentado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC, na divisão das demandas de realização vídeos. Porém faz parte desta pesquisa o estudo quantitativo apenas dos produtos do projeto fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC), ele nos demonstra como os elementos audiovisuais foram importantes para ampliar o alcance da arte divulgada pelo Mauc, principalmente durante o período de isolamento social, no qual o mundo teve de se adaptar para uma nova forma de propagar e contemplar a arte.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão