MEDIA DAY: OS DESAFIOS DE UM PROJETO INTINERANTE NA PANDEMIA

Autores

  • Laizla Fernandes Farias
  • Nayane Vasconcelos de Assis
  • Georgia da Cruz Pereira

Resumo

O Media Day é um projeto de extensão itinerante que existe desde 2015. É formado por uma equipe de bolsistas e voluntários (alunos e ex-alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais). Tem como objetivo incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades dos envolvidos - participantes e membros da equipe - realizando um dia inteiro de atividades como palestras, oficinas, bate-papos e momentos de interação, proporcionando contato direto e prático com as áreas de estudo do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. O projeto já alcançou mais de 14 municípios do estado do Ceará, e suas atividades são realizadas em sua maior parte em Escolas Estaduais de Educação Profissional. Este ano, apesar de não ter sido possível realizar viagens devido à pandemia de COVID-19, a equipe recebeu dois convites de EEEPs para ministrar oficinas online e um bate papo, utilizando o Google Meet. Foram feitas análises de formulários divulgados antes e depois de edições anteriores para apurar os meios de comunicação que o público mais acessa. Assim, houve uma presença maior no Instagram, para que fossem compartilhados conteúdos relevantes, como esclarecimentos sobre bolsas e auxílios que a universidade proporciona, sobre as disciplinas do SMD, vagas de estágios, para o público alvo: alunos de ensino médio e estudantes de SMD, principalmente os recém ingressos. Além destas ações, foi realizada a construção da brandpersona, termo do design usado para descrever a personalidade de uma marca. Esta, por sua vez, foi de grande importância para deixar em evidência os valores que o projeto carrega e está servindo como guia para a equipe na criação dos conteúdos, construindo uma linguagem que melhor se conecta com o público. Em suma, o projeto Media Day continua suas atividades em busca da inclusão e cidadania digital, assim como ampliando seu impacto social através dos comunicadores sociais e outros tipos de interação com o público.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão