MUSEU DAS ÁGUAS COMO ESPAÇO DE SENSIBILIZAÇÃO E DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA EM ESCOLAS: PRODUÇÃO ÁUDIO VISUAL COMO LINGUAGEM GEOGRÁFICA

Autores

  • Lucas da Silva Liberio
  • Flavio Rodrigues do Nascimento

Resumo

Durante muitos anos, os museus, enquanto espaços físicos, foram restritos para uso científico de diversas áreas, como a Geografia. O caráter elitista desses espaços passou a ser desconstruído na medida que o atribuíram funções sociais, culturais, educativas e afetivas. Em razão disso, buscou-se novas formas de integrar a sociedade a esses instrumentos de conservação da história. Advinda desse processo de democratização do conhecimento, a perspectiva de museu itinerante é apresentada como ferramenta que desloca o acervo para determinado público. É nessa visão que se empenha o referido trabalho, através de uma educação móvel e direcionada, buscando-se por meio do museu das águas como espaço de sensibilização e difusão da educação ambiental inclusiva nas escolas. O objetivo geral é: apresentar o audiovisual como possibilidade de linguagem para compreender a Geografia das águas, relacionando os recursos visuais e sonoros e a Geografia nas salas de aula, além de propor aproximações afetivas e sensíveis à água para cada sujeito, em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, recorreu-se à um arcabouço instrumental e teórico-metodológico, utilizando-se de materiais como datashow, notebook, caixas amplificadoras de som, além de papel e lápis para colorir, na realização de atividades de experimentação sonora e visual da água, contando com fotografia, música, encenação e exposição na temática da água. As ideias são apresentadas de início, se sucedendo pela prática sensorial e o diálogo compartilhado das experiências. Contudo, o contexto de pandemia, oriundo da contaminação global pelo vírus SARS-CoV-2, ocasionou a paralisação de inúmeras esferas, dentre elas a educacional, onde o ensino superior e a educação básica suspenderam as atividades presenciais. Assim, nossas ações extensionistas se reduziram a levantamentos bibliográficos, diálogos com instituições e especialistas do tema água, participações como espectadores e convidados em lives sobre o tema.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão