SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM NEUROLOGIA: INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE NO INSTAGRAM OFICIAL DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROCIÊNCIAS (NEUROLIGA-UFC)

Autores

  • Ruan Costa Goncalves
  • José Lopes Tabatinga Neto
  • Isabelle Carvalho Gonçalves
  • Lílian Kriger Ramos de Carvalho
  • Gabriela Mie Ejima Basso
  • Francisco de Assis Aquino Gondim

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo a OMS, as doenças neurológicas constituem uma carga global grande e crescente no sistema de saúde, contudo, há carência de informações sobre os recursos para o atendimento das pessoas com essas enfermidades. OBJETIVOS: Divulgar informações básicas sobre 5 relevantes doenças neurológicas, usando o meio virtual como elo entre o conhecimento acadêmico e o público; mas também, analisar a interatividade do público em relação ao Instagram oficial da NEUROLIGA, visando esclarecer quais são os assuntos de maior interesse pelos seus seguidores. METODOLOGIA: No Instagram oficial da Liga, foram realizadas publicações diárias, em uma semana do mês de dezembro de 2020, totalizando 5 temas: Alzheimer, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Cefaleias, Autismo e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). As postagens tinham teor informativo e baseavam-se, principalmente, em epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Além disso, a caixa de perguntas ficou aberta para dúvidas por meio dos stories em todos 5 dias. A análise se baseará nas estatísticas da própria rede e foram avaliadas uma semana após a última postagem. RESULTADOS: A análise constou de 6 critérios e os dados obtidos estão em ordem cronológica de publicação: alcance: 533, 470, 484, 446 e 624; curtidas: 47, 40, 46, 26 e 42; comentários: 3, 0, 0, 0 e 1; compartilhamentos: 8, 5, 7, 0 e 1; salvamentos: 15, 10, 14, 7 e 10; e visitas ao perfil (VP): 20, 3, 24, 5 e 8. E, durante todos os dias, foram esclarecidas várias dúvidas dos seguidores em relação à cada doença. CONCLUSÃO: Constatou-se que a informação atingiu um grande público, com média de 511 visualizações por postagem. Ademais, com base nos dados, os temas que obtiveram maior engajamento do público foram Alzheimer e Cefaleias, com maior expressividade em curtidas, compartilhamentos, salvamentos e VP, estando o Autismo como o tema de menor interesse. Esses dados servirão de base para futuros trabalhos propostos pela Liga ao seu público virtual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão