VIDA NO CAMPUS: RELAÇÃO AFETIVA ALUNO-CAMPUS UNIVERSITÁRIO EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Lidiane Peixoto da Silva
  • Cícera Mônica da Silva Sousa Martins
  • Fábio Pinheiro Pacheco
  • Zulmira Aurea Cruz Bonfim

Resumo

O Programa Vida no Campus desenvolve ações de pesquisa e extensão a fim de cuidar das relações afetivas entre alunos, professores, funcionários e os campi da Universidade Federal do Ceará. Com a pandemia do coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas, passando a acontecer por meio do ensino à distância, e os alunos foram afastados dos ambientes universitários, o que trouxe efeitos na relação alunos-campi e na aprendizagem. Diante disso, objetivou-se compreender as implicações sociais e afetivas da situação de isolamento social na relação aluno-campi universitário. Para isso, foi aplicado um questionário online, juntamente com a Escala Breve de Sentimento de Comunidade, para avaliar as formas de acesso e a vivência remotos de alunos com os campi. No total, participaram 21 alunos, pertencentes aos três Centros de Humanidades, à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade e ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Quanto à análise da escala breve de Sentimento de Comunidade, os alunos apresentaram alto índice de pertencimento aos campi universitários, tendo maior incidência de vinculação aos itens de engajamento/participação nos espaços e os laços afetivos construídos. No entanto, o distanciamento do ambiente universitário foi avaliado como uma vivência ruim (61,9% Ruim/Péssimo), tendo 47,6% dos alunos avaliado que o afastamento afeta diretamente a motivação para participar das atividades do seu curso de graduação. Dentre os espaços universitários de interações, os alunos apontam que mais sentem falta da biblioteca e salas de aula. Para manter as amizades construídas na universidade, os alunos interagem ocasionalmente (47,6%), utilizando, principalmente, os recursos do WhatsApp, SIGAA e E-mail, por meio de computadores e celulares. Conclui-se que os estudantes percebem o ambiente universitário como elemento importante, a nível subjetivo e estrutural, para desenvolver e fortalecer o engajamento nas atividades acadêmicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão