CONSUMO COLABORATIVO E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA ATITUDE PRÓ-AMBIENTAL DOS COWORKERS

Autores

  • Melina Abu-marrul Martins CorrÊa Furtado
  • DOUGLAS HEIMBECKER
  • Claudia Buhamra Abreu Romero

Resumo

Através de uma relação entre consumo colaborativo e sustentabilidade, foi investigado neste artigo a relação entre atitude pró-ambiental dos coworkers e as motivações para adesão de espaços coworkings em Fortaleza, Ceará. A pesquisa aborda temáticas atuais e em expansão como: sustentabilidade, atitude do consumidor, consumo colaborativo e coworking. Evidencia-se a importância do tema sabendo que em 2017, o número de espaços de coworking conhecidos aumentou 114% em relação a 2016 no Brasil. São 810 em todo o país e Fortaleza é a 6ª cidade brasileira com maior número de escritórios compartilhados com 25 locais, 15 a mais que no ano anterior, segundo o Censo Coworking Brasil (2017). A pesquisa neste artigo ocorre por meio de uma investigação de natureza quantitativa, de tipologia descritiva e de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa caracteriza-se como survey. Os questionários foram então sujeitos a uma análise fatorial, análise de clusters, ANOVA e Teste T. Os resultados mostram que há uma maior relação entre a atitude pró-ambiental dos coworkers e suas motivações para aderir a espaços de coworking. Os achados da pesquisa podem gerar arcabouços teóricos para novos estudos fomentando discussões na área acadêmica e contribuindo com informações estratégicas no processo de planejamento das organizações que atuam ou pretendem atuar oferecendo produtos ou serviços de acordo com as premissas do consumo colaborativo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação