A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES ACERCA DE COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA MÉDICA
Resumo
Embora a comunicação de más notícias seja uma prática frequente na rotina dos profissionais da área da saúde ainda é notória a dificuldade para realizá-la com êxito. O conceito de más notícias não se limita apenas à comunicação de óbitos, mas também de diagnósticos que irão impactar negativamente à qualidade de vida daquele paciente e/ou acompanhante. A monitoria de Habilidade de Comunicação tem como um dos objetivos preparar o acadêmico de medicina do 07º semestre da UFC – Campus Sobral para conseguir realizar uma comunicação de notícias difíceis. A monitoria contém 05 monitores, todos já concludentes do sétimo semestre. A monitoria é realizada nesse semestre, pois o acadêmico pertence ao ciclo clínico da graduação e em fase de preparação pré-internato, onde necessitará das informações repassadas porque irá ter um contato direto e diário com pacientes e acompanhantes. A metodologia empregada na monitoria é através de aulas e simulações de casos clínicos. No primeiro contado aluno-monitor ocorre uma encenação entre os monitores para evidenciar uma boa relação médico-paciente e posteriormente é discutido o Protocolo SPIKES (método reconhecido mundialmente e utilizado para a comunicação de notícias difíceis). Durante todo o semestre, é trabalho em aulas teóricas acerca de como se posicionar frente a essas situações e os alunos colocam em prática nas simulações com os monitores. Em todos os encontros, os alunos assumem o papel de internos que tem o primeiro contato com o acompanhante/paciente (monitor) e necessitam comunicar o diagnóstico ou óbito. Os casos clínicos são Indicação de diálise, Mal de Alzheimer, Câncer de Pâncreas, Amputação e Morte encefálica. Após todos esses encontros foi possível notar a evolução dos acadêmicos na abordagem da comunicação de más notícias após a avaliação ao término de cada simulação cumprindo o objetivo proposto da monitoria.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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