APLICAÇÃO DE PRÉ-TESTE E AULA EXPOSITIVA ANTES DA PRÁTICA LABORATORIAL PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE MEDICINA NO MÓDULO DE SISTEMA NERVOSO

Autores

  • Regina Ramos Pimenta
  • Giovanna Esmeraldo Paz Soares, Rinella Maria Martins Costa, João Victor Muniz vasconcelos
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo

Resumo

Introdução: A aula prática no laboratório de histologia cumpre um papel essencial no processo de aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ciclo básico quanto à disciplina de histologia e embriologia humanas. Diante de tal importância, faz-se necessária a otimização desse processo que é realizado por meio das monitorias práticas posteriores à aula teórica em sala de aula. Durante o módulo de nervoso do segundo semestre, dia 12 de agosto de 2019, foi realizado um pré-teste composto por 40 perguntas de verdadeiro ou falso, no que concerne à histologia e embriologia do sistema nervoso, com tempo máximo de resposta de 30 segundos para cada questão. Participaram 40 alunos, logo em seguida, houve aula expositiva sobre o assunto onde foi possível a correção do pré-teste e esclarecimento de dúvidas a respeito do assunto. Objetivo: avaliar a percepção do aluno a respeito do seu desempenho pessoal na aula prática após a aplicação do pré-teste e da aula expositiva. Metodologia: Foi aplicado um questionário em sala de aula contendo 4 perguntas com 3 possíveis respostas, que avaliaram a percepção dos alunos quanto a experiência da atividade em questão e o impacto desta no seu processo de aprendizado. Resultados: A turma com um total de 40 alunos, sendo 33 os que responderam ao questionário presencial. Destes, 87,8% afirmaram que a atividade foi interessante, 90,9 % afirmaram que a atividade contribuiu no processo de aprendizagem, 81,8% afirmaram que a atividade contribuiu para melhor desempenho na aula prática no laboratório de histologia e 84,8% recomendaram a realização da prática nos próximos semestres. Conclusão: O pré-teste e a aula expositiva antes da aula prática do laboratório se mostraram eficientes como facilitadores de aprendizado ao introduzir o assunto a ser apresentado na aula prática. Tal contato inicial permite ao aluno uma autoavaliação e proporciona o momento de expor e tirar dúvidas, o que otimiza seu desempenho no laboratório de histologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD