APLICAÇÃO DE PRÉ-TESTE E AULA EXPOSITIVA ANTES DA PRÁTICA LABORATORIAL PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE MEDICINA NO MÓDULO DE SISTEMA NERVOSO
Resumo
Introdução: A aula prática no laboratório de histologia cumpre um papel essencial no processo de aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ciclo básico quanto à disciplina de histologia e embriologia humanas. Diante de tal importância, faz-se necessária a otimização desse processo que é realizado por meio das monitorias práticas posteriores à aula teórica em sala de aula. Durante o módulo de nervoso do segundo semestre, dia 12 de agosto de 2019, foi realizado um pré-teste composto por 40 perguntas de verdadeiro ou falso, no que concerne à histologia e embriologia do sistema nervoso, com tempo máximo de resposta de 30 segundos para cada questão. Participaram 40 alunos, logo em seguida, houve aula expositiva sobre o assunto onde foi possível a correção do pré-teste e esclarecimento de dúvidas a respeito do assunto. Objetivo: avaliar a percepção do aluno a respeito do seu desempenho pessoal na aula prática após a aplicação do pré-teste e da aula expositiva. Metodologia: Foi aplicado um questionário em sala de aula contendo 4 perguntas com 3 possíveis respostas, que avaliaram a percepção dos alunos quanto a experiência da atividade em questão e o impacto desta no seu processo de aprendizado. Resultados: A turma com um total de 40 alunos, sendo 33 os que responderam ao questionário presencial. Destes, 87,8% afirmaram que a atividade foi interessante, 90,9 % afirmaram que a atividade contribuiu no processo de aprendizagem, 81,8% afirmaram que a atividade contribuiu para melhor desempenho na aula prática no laboratório de histologia e 84,8% recomendaram a realização da prática nos próximos semestres. Conclusão: O pré-teste e a aula expositiva antes da aula prática do laboratório se mostraram eficientes como facilitadores de aprendizado ao introduzir o assunto a ser apresentado na aula prática. Tal contato inicial permite ao aluno uma autoavaliação e proporciona o momento de expor e tirar dúvidas, o que otimiza seu desempenho no laboratório de histologia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.