DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DISCENTES NA UNIDADE CURRICULAR DE FÍSICA GERAL

Autores

  • Ruan Lopes Ripardo Evangelista
  • Pedro Victor Martins Castro
  • João Guilherme Nogueira Matias

Resumo

Este trabalho pertence ao projeto Melhoria Pedagógica da Unidade Curricular de Física Geral, idealizado em decorrência à necessidade de auxiliar alunos ingressantes ou veteranos que possuam dificuldade nas disciplinas de Física Geral, por consequência da deficiência que chegam do ensino médio, sobretudo nas áreas de matemática e ciências exatas. Juntamente com as disciplinas matemáticas, as disciplinas de Física Geral solidificam a base teórica a qual se estabelecem os conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidos pelos educandos de engenharia. Essas disciplinas apresentam um alto índice de reprovações, portanto, sendo um dos fatores mais influentes na evasão observada. O objetivo do projeto é elevar o número de aprovações, buscando mapear e solucionar as maiores dificuldades encontradas pelos alunos ao cursar as disciplinas de Física Geral. Para tal, realizamos uma pesquisa com os discentes das ditas disciplinas, onde os mesmos citavam as suas principais deficiências, dentre as quais se destacam ensino médio de má qualidade, não possuir um método eficiente de estudo para maximizar o aprendizado, além de nervosismo e ansiedade antes e durante as provas. A metodologia do monitor consiste em: aula de tira dúvidas, resolução de exercícios, além do auxílio na busca de um método de estudo que potencialize o aprendizado. Dentre os empecilhos está a falta de um local e de material para a realização de experiências e a falta de interesse dos alunos pelas atividades previstas. Contudo, mesmo diante de tantas dificuldades, consideramos que a monitoria da unidade curricular de física geral é de extrema importância para a diminuição dos índices de reprovação e evasão nos semestres iniciais do curso de engenharia. Perquiriremos métodos que despertem interesses maiores dos alunos na busca pelo aprendizado, consequentemente, tornando-os independentes e protagonistas em seus conhecimentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD