IDENTIFICAÇÃO DE FATORES COMPLICADORES DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA 1: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Ravelle Alves Costa
  • Romulo Lopes de Carvalho, Julio Mesquita Lopes
  • Cleycianne de Souza Almeida

Resumo

Uma disciplina comum para os cursos de Economia e Finanças, Estatística Econômica 1, introduz alguns conceitos matemáticos que serão utilizados em diversas disciplinas desses cursos. Também representa o primeiro contato dos alunos recém-egressos do Ensino Médio com novos conceitos e formatos de construção de conhecimento utilizados no ensino superior, já que é cursada logo no primeiro semestre. Proporcional à sua importância na vida acadêmica, são prejuízos que dificuldades no aprendizado desta disciplina acarretam ao aluno, seja durante a vida universitária, como no âmbito profissional. Dessarte, o acompanhamento adequado do aluno nesta matéria não apenas a garantia da adaptação correta no ensino superior, como também a formação de base sólida para atuação no mercado de trabalho. A metodologia básica utilizadas constitui da aplicação de questionários com o intuito de coletar dados e informações sobre o tema em análise. Foram aplicados quarenta e cinco questionários com alunos dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças que já cursaram a disciplina de Economia Matemática 1 na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. O intuito deste trabalho é entender quais as dificuldades e as medidas que devem ser tomadas para reduzir os índices de trancamento e reprovação na disciplina de Economia e Estatística 1, decorrente das dificuldades vivenciadas pelos alunos. A pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD