IMPACTO DAS DISCUSSÕES DE CASOS CLÍNICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA
Resumo
Introdução: A prática de monitoria na graduação, tem como objetivo proporcionar um ambiente de discussão entre acadêmicos, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas. Desta maneira, as atividades de monitoria na Disciplina de Farmacologia Clínica do curso de Medicina UFC-Sobral são direcionadas para a aplicação dos conhecimentos teóricos em discussões relacionadas a casos clínicos. Objetivo: Avaliar o impacto das atividades de monitoria na disciplina de Farmacologia Clínica, realizadas durante o 4º semestre do curso de medicina, por meio da percepção dos estudantes que participaram das práticas de discussão de casos clínicos aplicados à farmacologia, e como essas práticas integraram a discussão de casos oriundos do ambiente hospitalar e as disciplinas do ciclo básico e clínico. Metodologia: Foi realizado um estudo seccional analítico, composto por uma amostra de 46 alunos. Um formulário, baseado na plataforma Google Forms®, foi desenvolvido, contendo questões de avaliação em escala linear de valores de 1 a 4, onde 1, significa que o acadêmico discorda totalmente com a questão abordada e 4, significa que o acadêmico concorda totalmente com a prerrogativa. As questões abordavam temas relacionados ao grau de impacto das atividades desenvolvidas. Resultados: O formulário foi enviado aos alunos do 4º e 5º semestre do curso de medicina. Um total de 46 alunos responderam o formulário. Dentre estes, 27 cursam o 4º semestre. Um total de 58,6% concordam totalmente que as discussões apresentadas na monitoria auxiliaram na compreensão dos conteúdos discutidos em aulas teóricas, os demais concordam parcialmente. Sobre a influência das aulas em disciplinas correlatas, 34% concordam totalmente que as discussões auxiliaram no aprendizado. Conclusão: Percebe-se, portanto, uma avaliação positiva do aproveitamento da discussão de casos clínicos para o ensino da Farmacologia Clínica, sendo este um instrumento válido e eficaz para a formação médica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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