INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO: FATORES CONTRIBUINTES PARA A EVASÃO DOS ALUNOS DAS OFICINAS DE CONTRATURNO

Autores

  • Jardel Silva Oliveira
  • Francisca Rosimeire do nascimento almada, Maria Alice Lemos de Assis
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O trabalho apresenta a proposta das intervenções nas oficinas de canto ministradas pelos bolsistas do Residência Pedagógica (RP) Música UFC Sobral na E.E.M. Professor Luis Felipe, em Sobral-Ceará. O objetivo principal desta investigação pretende caracterizar e refletir sobre as experiências da oficina de canto, destacando as principais ações elaboradas e os aspectos que necessitam ser aprimorados na elaboração da oficina. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo estudo de caso, pois tem como foco de observação as ações desenvolvidas na oficina de canto que foram realizadas pelos bolsistas RP a partir do segundo semestre de 2018. A proposta da oficina visou trabalhar aspectos de técnica vocal, canto coletivo e prática de repertório com o grupo. Para divulgação da oficina de canto, foram realizadas diversas estratégias: a) elaboração de cartaz para publicização da oficina pela comunidade escolar; b) sensibilização dos alunos feita pela equipe de residentes; c) compartilhamento da ficha de inscrição impressa para sondagem de horários e articulação com a direção da escola quanto ao local para realização da oficina. Apesar das ações de planejamento e predisposição dos bolsistas-residentes, constatou-se uma dificuldade na adesão dos alunos. Surge daí a problemática da pesquisa: quais os motivos que ocasionaram à desistência e/ou infrequência dos alunos junto a oficina de canto? Dentre as razões apresentadas, destaca-se a dificuldade de deslocamento para a escola pelos alunos no contraturno, além do impedimento dos estudantes com outras atividades educativas, profissionais ou pessoais que comprometiam a frequência junto às oficinas. Por fim, conclui-se que a oficina de canto proporcionou aprendizados na formação profissional dos envolvidos, promovendo a busca por soluções no enfrentamento das dificuldades cotidianas do contexto escolar na relação de ensino e de aprendizagem de Música.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD