MELHORIA PEDAGÓGICA DAS DISCIPLINAS DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA E MÁQUINAS ELÉTRICAS - ANO 2019
Resumo
O PROJETO DE MELHORIA PEDAGÓGICA DAS DISCIPLINAS DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA E MÁQUINAS ELÉTRICAS TEM COMO OBJETIVO PROMOVER AÇÕES EDUCATIVAS QUE MELHOR SE ADEQUEM À REALIDADE DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO CAMPUS DE SOBRAL, ESTIMULANDO A BUSCA PELO CONHECIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS E FORNECENDO SUPORTE NAS NECESSIDADES ESTUDANTIS COM RELAÇÃO AOS ASSUNTOS DAS DISCIPLINAS. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA TEORIA ENVOLVENDO ESSAS DUAS DISCIPLINAS, ESTÃO A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE ACORDO COM O TEMA MINISTRADO PELOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS E O SUPORTE AOS ALUNOS VIA REDES SOCIAIS. TAMBÉM SÃO DESENVOLVIDAS AÇÕES NA MONTAGEM DAS AULAS DE LABORATÓRIO SEMANALMENTE NA DISCIPLINA DE MÁQUINAS, ASSIM COMO O ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES NO DECORRER DAS AULAS PRÁTICAS E CORREÇÃO DE RELATÓRIOS. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NO PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES FUNDAMENTA-SE EXATAMENTE NA FORMAÇÃO DE UMA RELAÇÃO DE FAMILIARIDADE COM OS CONCEITOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS, NA APLICAÇÃO DAS TEORIAS ABORDADAS EM SALA E NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO DE CAUTELA, HAJA VISTA QUE TRABALHA-SE COM ELETRICIDADE. JÁ COM RELAÇÃO AO MONITOR, O PROJETO PROMOVE O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO ATRAVÉS DE UM MAIOR CONTATO COM OS ELEMENTOS PRÁTICOS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO CORROBORA PARA OS PRÉVIOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE QUANDO CURSANDO ESSAS DISCIPLINAS, PROMOVE UM MAIOR CONTATO HUMANO COM OS ESTUDANTES E PROFESSORES E MUITAS VEZES INCITA NO MONITOR O DESEJO PELA DOCÊNCIA. ESTE TRABALHO APRESENTA AS AÇÕES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO ANO DE 2019 PARA A MONITORIA DESSAS DISCIPLINAS.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.