METODOLOGIA ATIVA APLICADA NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS DE PRÓTESE FIXA.

Autores

  • Rayssa de Fatima Lopes Arruda Carneiro
  • Janara Sammy de Aguiar, Jozely Francisca Mello Lima, Marcelo Magalhaes Dias, Janara Sammy de Aguiar
  • Hilmo Barreto Leite Falcão Filho

Resumo

O ensino de Odontologia exige dos profissionais docentes e monitores de disciplinas a aplicação de recursos didáticos como estratégias facilitadoras, proporcionando uma melhor compreensão de conteúdos durante atividades práticas e teóricas. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de material didático ilustrado com vídeos e fotografias de uma sequência da técnica operatória para preparo dental de uma prótese fixa de três elementos. Foram utilizados câmera Nikon D3100 para a fotodocumentação e filmagem da sequência de passos. A técnica foi executada em um Manequim Odontológico Marília (MOM), utilizando-se pontas diamantadas esférica 1013, cilíndricas 2214, 2214F, e tronco-cônica 3113 além de caneta de alta rotação, micro-motor e peça reta. A sequência da técnica foi executada no laboratório pré-clínico do curso de Odontologia da UFC do Campus de Sobral, por um operador, enquanto o registro fotográfico e audiovisual foi realizado por um auxiliar. Recursos didáticos adicionais exercem influência direta no aprendizado de Odontologia, otimizando a assimilação do conteúdo e promovendo estímulo para o aprendizado do tema específico. O envolvimento de monitores na elaboração de material didático favorece o aprendizado de todos os envolvidos e estimula o discernimento do próprio para uma possível carreira acadêmica. Trata-se de uma ferramenta auxiliar que favorece a apreensão de conteúdo pelo aluno, minimizando riscos durante procedimentos clínicos e caracterizando-se como uma metodologia ativa no ensino de próteses fixas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD