MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elielcio Nascimento Silva
  • NULL
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: A semiologia é a área da medicina relacionada ao estudo de sinais e sintomas das doenças, por meio da entrevista médica (anamnese), do exame físico e dos exames complementares. Objetivo: Relatar a experiência desenvolvida na atividade de monitoria de Semiologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo de relato de experiência, realizado a partir da vivência discente da monitoria de semiologia Médica para alunos do quarto semestre, no período de março a dezembro de 2019 . Foram disponibilizadas, semanalmente, doze horas a atividades pertencentes à monitoria, sendo distribuídas conforme cronograma elaborado pelos monitores e orientador, e adaptadas de acordo com a demanda dos alunos, sendo mantido contato entre monitores e monitorandos via whatsapp. Resultados: O grupo de monitoria foi composto por 8 monitores, sendo 3 bolsista e o restante voluntários. Aconteceram, ao longo do ano, 12 aulas práticas por monitor, sendo distribuídos em: 5 aulas para representação das manobras semiológicas realizadas em laboratório de habilidades da Universidade Federal do Céara, campus Sobral; 5 acompanhamentos com um grupo de 5 a 6 alunos em hospitais para auxílio na escolha dos pacientes a serem examinados e discussão do caso, auxiliando os acadêmicos na apreensão e construção do conhecimento; 2 simulados da metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Examination), uma nova abordagem para a avaliação simulada da medicina, utilizada nas avaliações práticas do módulo. Conclusões: O exercício da monitoria de Semiologia Médica proporciona a concretização dos conhecimentos, assim como contribui com o desenvolvimento da competência pedagógica do monitor, instigando o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo diante do seu papel e de sua responsabilidade no decorrer de suas experiências acadêmicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD