MONITORIA EM ENDOCRINOLOGIA SOB A VISÃO DO DISCENTE
Resumo
INTRODUÇÃO:O projeto de iniciação à docência tem grande impacto na formação acadêmica dos alunos. Sendo os discentes os maiores beneficiados, sentimos a necessidade de ter o feedback deles a respeito da maneira em que o projeto está sendo desempenhado . Para isso, elaboramos um questionário, contendo perguntas a respeito das principais atividades desempenhadas pelos monitores.OBJETIVO: Conhecer a opinião dos discentes acerca da monitoria.METODOLOGIA Foram aplicados para a turma de Medicina do 5º semestre, 39 questionários com 5 perguntas objetivas que abordavam a importância da monitoria,de orientações ambulatoriais e de pé diabético, a presença do monitor nos ambulatórios, e quais atividades poderiam melhorar a monitoria. Após a aplicação dos questionários, analisamos os dados através de planilha.RESULTADOS Para a maioria dos discentes, a monitoria de orientações ambulatoriais os deixou mais confiantes no ambulatório, um estudante achou desnecessária. Ainda sobre a relevância desta monitoria 80% a classificou como essencial, 20% respondeu que ajudou bastante. Sobre a presença do monitor nas aulas práticas a maioria dos alunos disseram ser boa, mas não essencial, 27,5% achou essencial e 2,5% desnecessária. Sobre a monitoria teórico-prática de pé diabético, 60% achou muito importante, enquanto o restante disse ser boa, mas precisar de mais práticas para se sentir seguro.Por fim, a discussão de casos clínicos, a abordagem de temas não vistos em sala e a resolução de questões de residência, nessa ordem, foram as opções mais escolhidas para tornar a monitoria mais completa. Conclusão:Pudemos inferir que a monitoria teve grande impacto na formação dos discentes, pois através delas a maioria dos acadêmicos se sentiu mais confiante no primeiro ambulatório e teve contato com o exame do pé diabético. Em contrapartida, vimos a necessidade de futuramente incorporar mais casos clínicos e outros temas de Endocrinologia, já que foram as ações de mais interesse dos alunos .Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
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