O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE PRÓTESES FIXAS.
Resumo
Recursos audiovisuais podem ser utilizados como métodos didáticos no ensino de Odontologia, como uma estratégia facilitadora, proporcionando uma melhor compreensão de atividades práticas durante o desenvolvimento de aulas teóricas. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de vídeos e fotografias ilustrando a sequência operatória para confecção de núcleo metálico fundido (NMF) a fim de se utilizar durante as aulas teóricas e práticas laboratoriais das disciplinas da respectiva área de conhecimento. Foi utilizada uma câmera Nikon D3100 para a fotodocumentação e filmagem da sequência de passos desde o preparo do remanescente dental até a modelagem do núcleo. A técnica foi executada em um Manequim Odontológico Marília (MOM), utilizando-se pontas diamantadas esférica 1013, cilíndricas 2214 e 2214F para preparo, brocas de Largo tamanhos 2 e 3, vaselina, algodão, pino para modelagem em resina acrílica Pinjet, espátulas nº 7 e lecron, dois potes dappen e um pincel, além de caneta de alta rotação, micro-motor e peça reta. A sequência da técnica foi executada no laboratório pré-clínico do curso de Odontologia da UFC do Campus de Sobral, por um operador, enquanto o registro fotográfico e audiovisual foi realizado por um auxiliar. Recursos didáticos adicionais exercem influência direta no aprendizado de Odontologia, otimizando a assimilação do conteúdo e promovendo estímulo para o aprendizado do tema específico. Trata-se de uma ferramenta auxiliar que favorece a apreensão de conteúdo pelo aluno, minimizando riscos durante procedimentos clínicos e caracterizando-se como uma metodologia ativa no ensino de próteses fixas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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