OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE JOGOS COMPETITIVOS NAS MONITORIAS DE FARMACOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Italo Ivo de Carvalho Araújo
  • Ícaro Cavalcante Dias Araújo, Paulo Henrique Pereira de Sousa, Carla Thiciane Vasconcelos de Melo, Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar
  • Patrícia Bezerra Gomes

Resumo

INTRODUÇÃO: Monsalve e colaboradores (2010) corroboram com a utilização de inovações metodológicas, na qual lecionar usando jogos pode ser lúdico e motivador no processo ensino-aprendizagem e fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. OBJETIVO: Analisar, através da opinião dos alunos, a eficiência de jogos competitivos, durante as monitorias de Farmacologia. METODOLOGIA: É um estudo transversal, onde alunos do 1° e 2° semestres da Faculdade de Medicina da UFC, Sobral-CE, foram indagados sobre a metodologia utilizada nos conteúdos de anticolinérgicos e antidiarreicos nas monitorias. Eles avaliaram a abordagem baseada em um jogo competitivo “Torta na cara” e sua importância para o estímulo da aprendizagem, bem como, se o material de apoio, como vídeos e flashs cards, foram úteis para solidificar os conhecimentos dos discentes. No total, 88 alunos preencheram um questionário de múltipla escolha (Google Docs) aplicado no decorrer do semestre. RESULTADOS: A maioria dos alunos (91%) aprovou a metodologia baseada em competição; 82% afirmaram que a disputa gera estímulo para estudo, além disso, 91% mostraram desejo em repetir o mesmo estilo de monitoria. 91% afirmaram que a competição estimulou a atenção para o conteúdo abordado na monitoria; 54,5% afirmaram que vídeos e “flahs cards” foram úteis para fomentar o aprendizado. Ademais, os casos clínicos utilizados durante as monitorias auxiliaram no entendimento mais aprofundado do conteúdo abordado na opinião de 82% do alunado participante. DISCUSSÃO: Foi possível perceber através de atitudes participativas, entusiasmo e motivação, a aprovação, pela maioria dos discentes envolvidos, da implementação de novas metodologias pedagógicas nos encontros de monitoria. CONCLUSÃO: O uso de jogos competitivos representa uma alternativa eficaz a ser acrescentada à lista das metodologias usadas nas monitorias de Farmacologia do curso de Medicina, já que abordagens alternativas de ensino atraem o interesse dos grupos estudantis.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD