PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO QUARTO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UFC-CAMPUS SOBRAL ACERCA DE TÓPICOS RELACIONADOS À MNEMONICA “FAST-HUG” DE AVALIAÇÃO DO PACIENTE CRÍTICO NO MÓDULO DE MEDICINA INTENSIVA.

Autores

  • Mikaelle Lopes Rodrigues
  • DIEGO LEVI SILVEIRA MONTEIRO, Luan Cavalcante Marques
  • Jose Ronaldo Vasconcelos Dagraca

Resumo

INTRODUÇÃO: O MÓDULO DE MEDICINA INTENSIVA VEM SE ADEQUANDO AOS NOVOS PADRÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE MEDICINA. OBJETIVOS: BASEADO NA IMPORTÂNCIA DO MANEJO DO PACIENTE CRÍTICO, PROPOMOS RECONHECER OS TEMAS DE DIFÍCIL APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE TERAPIA INTENSIVA. MÉTODOS: ESTUDO OBSERVACIONAL, TRANSVERSAL, QUANTITATIVO, REALIZADO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, ONDE PERGUNTAMOS QUAIS TÓPICOS RELACIONADOS A MNEMÔNICA FAST-HUG DE AVALIAÇÃO INICIAL DO PACIENTE CRÍTICO SERIAM DE MAIOR DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. INCLUÍMOS ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NO MÓDULO DE TERAPIA INTENSIVA DO CURSO DE MEDICINA DA UFC-SOBRAL EM 2019. COMO EXCLUSÃO, OS QUE NÃO PREENCHERAM OU QUE PREENCHERAM INCOMPLETAMENTE O QUESTIONÁRIO. ESTAVAM ELEGÍVEIS 81 ALUNOS, DESTES 52 RESPEITARAM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. OS RESULTADOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS NO SOFTWARE GRAPHPADPRISM V.7 RESULTADOS: A MÉDIA DE IDADE DOS PARTICIPANTES FOI DE 22,2 ± 1,3 ANOS APRESENTANDO-SE 75% FAIXA ETÁRIA DE 21 A 23 ANOS. A MAIORIA ERA DO SEXO MASCULINO (57,7%). OS TÓPICOS DE MAIOR DIFICULDADE, ENTRE OUTROS PESQUISADOS, SÃO CITADOS SEGUIDOS DE SEU PERCENTUAL DE ERRO: ESCALAS DE SEDAÇÃO-ANALGESIA:76,9% PROFILAXIA DE TVP:75% INÍCIO DE SUPORTE NUTRICIONAL:32,7% TESTE DE VENTILAÇÃO ESPONTÂNEA:28,8% DESMAME DE SEDAÇÃO:21,2% CONTROLE GLICÊMICO:17,3% DESCALONAMENTO DE ANTIBIÓTICOS:13,5% PROFILAXIA DE LAMG: 7,7%; A MÉDIA DE SCORE FOI (DE 0 A 10) FOI DE 7,5±2,6, APRESENTANDO 78,8% DA AMOSTRA DESEMPENHO ACIMA DO SCORE DISCUSSÃO: VERIFICA-SE QUE A MAIORIA OBTEVE DESEMPENHO ADEQUADO. OS TEMAS DE MAIOR DIFICULDADE FORAM: ESCALAS DE SEDOANALGESIA, PROFILAXIA DE TVP E SUPORTE NUTRICIONAL. CONCLUSÃO: VISTO A RELEVÂNCIA DOS TEMAS ABORDADOS PARA O MANEJO E DESFECHO DO PACIENTE CRÍTICO, O ESTUDO SUGERE UMA DIVERSIFICAÇÃO NO MÉTODO DE ENSINO DESTA TEMÁTICA NO MBITO DA GRADUAÇÃO.REFERÊNCIAS:VINCENT, J.L. GIVE YOUR PATIENT A FAST HUG (AT LEAST)ONCE A DAY. CRIT CARE MED. 2005.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD