RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO - APRENDIZAGEM

Autores

  • Benedita Nadia Silva Pereira
  • NULL
  • Henrique Riedel Nunes

Resumo

O presente trabalho apresenta informações acerca do relato de experiência de monitoria da disciplina de Psicopatologia Infantil, durante o período de 2019.2 no Centro Universitário Inta – UNINTA. A monitora acompanhou as atividades desenvolvidas com os alunos do quarto período nos turnos da manhã e da noite. As atividades foram realizadas em sala de aula, com base nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. A monitoria constitui um espaço fundamental para o ensino e aprendizagem contribuindo para a formação do acadêmico. Discutir a importância da experiência na prática de monitoria para formação acadêmica, no desenvolver de habilidades à docência. Dentre o material estudado foi relevante o estudo sobre as concepções de infância. A obra utilizada foi a de David H. Barlow. V. Mark Durand intitulada “Psicopatologia Uma Abordagem Integrada”. Com intuito de desenvolver experiência para docência foi necessário participar das aulas juntamente o professor orientador. Foi realizada apresentação da monitora à turma para posteriormente desenvolver as atividades didáticas. Em seguida, foi colocado à disposição dos alunos o apoio do serviço da monitora, oferecendo orientações ao longo do semestre. Disponibilizou-se aos alunos os meios de contato com a monitora, como por celular, e-mail e os horários livres para atendimento extraclasse. Para auxiliar no estudo da turma foram realizados estudos dirigidos dos textos, destacando as partes relevantes para estudo de prova e foi formado grupo de estudo para plantão de dúvidas no período “pré provas”, e todas as equipes foram orientadas para os seminários. São importantes as atividades que são realizadas extra sala de para facilitar a compreensão do conteúdo pela turma, tanto para fortalecimento do vínculo com os alunos quanto para despertar nos monitores a responsabilidade ao executar tarefas. A monitoria é uma atividade que complementa saberes, instigando assim o mesmo a continuar o aprofundamento no processo de formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD