A INFLUÊNCIA DO INSTITUTO REGIONAL FAIMER-BRASIL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DAS PROFISSÕES DA SAÚDE

Autores

  • Mirlyn de Souza Dias
  • Maria Eneide Leitão de Almeida, Eliany Nazaré Oliveira, Raquel Autran Coelho Peixoto, Andréa Sílvia Walter de Aguiar
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel

Resumo

O Instituto Regional FAIMER-Brasil é um programa de desenvolvimento docente de educadores das profissões da saúde que tem como objetivo melhorar o campo educacional em regiões em desenvolvimento. Os participantes do programa compartilham conhecimentos, colaboração de pesquisa e apoio emocional, tornando o aprendizado efetivo e contínuo em uma comunidade de práticas. O objetivo do presente estudo foi analisar as percepções dos participantes do Instituto Regional FAIMER-Brasil sobre sua vivência no processo formativo do programa. Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa de entrevistas netnográficas realizadas com 20 participantes. A análise das respostas dos entrevistados se deu pelo método da Análise de Conteúdo de Bardin utilizando o software WebQDA. A codificação dos dados demonstrou a importância da vivência no modelo FAIMER na qualificação da formação de professores, colocando a formação como um “divisor de águas” no percurso profissional docente por meio de desenvolvimento de competências como liderança, gestão de projetos, conhecimento e aplicação de estratégias de ensino e avaliação e fortalecimento da comunidade de práticas que se sustenta como continuidade da formação. É importante destacar que os participantes ressaltaram a necessidade de vivência dos momentos presenciais proposto pela formação como ponto principal para o diferencial que o FAIMER propicia ao participante. Pode-se concluir que o Instituto Regional FAIMER-Brasil estabelece por meio da educação interprofissional e práticas colaborativas o fortalecimento de competências docentes necessárias a formação na área da saúde com o objetivo de melhorar as condições de saúde global.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE