A MODALIDADE DE MONITORIA ENQUANTO UMA POTENCIALIZADORA DO ENSINO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisca Naiara de Araújo Pereira
  • Antonio Mateus Bezerra de Sousa
  • Natália Santos Marques

Resumo

A modalidade de monitoria dentro da universidade faz parte de uma rede conhecida como “ensino-pesquisa-extensão”. Alunos de diversos semestres participam de seleções que os levarão à possibilidade de experienciar um pouco das relações entre aluno e professor, assim como as próprias experiências que a profissão de docente traz. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca da vivência da monitora durante dois semestres letivos na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. A atividade de monitoria foi realizada em relação às seguintes disciplinas da área de Análise do Comportamento: Subjetividade III; Análise Experimental do Comportamento e Psicopatologia III (1º semestre de 2019) e Epistemologia III e Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Comportamental (2º semestre do ano). São descritas as atividades realizadas durante as monitorias em sala de aula, o suporte aos docentes responsáveis por cada disciplina, as monitorias realizadas extra aula, o suporte na comunicação entre alunos e professores, além das retiradas de dúvidas acerca das disciplinas e o suporte na distribuição e organização dos materiais. Visando tanto o suporte aos docentes, que muitas vezes possuem uma grande quantidade de tarefas dentro da universidade, a atividade de monitoria também objetiva ajudar os discentes com dificuldades de passar por aquelas disciplinas específicas. Acerca dos próprios benefícios ao aluno monitor, oportuniza autonomia diante das responsabilidades e conhecimentos adquiridos. Dessa forma, enquanto aluna monitora, foi possível, além de realizar todas as atividades descritas como pertencentes a esta atividade de ensino, observar meu próprio desempenho, compromisso e o quanto realizar tais atividades acrescentou ao meu percurso acadêmico, além de ampliar meus conhecimentos acerca da atividade docente, assim como o quanto a atividade de monitoria pode auxiliar os demais discentes a realizar com sucesso as disciplinas obrigatórias das grades curriculares.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE