ATIVIDADES LABORATORIAIS ENVOLVIDAS NAS REABILITAÇÕES ORAIS DO PROJETO SORRISO ABERTO.

Autores

  • Carolina de Holanda Azevedo
  • MARCELO MAGALHAES DIAS, Jozely Francisca Mello Lima, Flaviana Francisca da Silva Bezerra, Francisco Régis Brito da Silva
  • Hilmo Barreto Leite Falcão Filho

Resumo

O Projeto Sorriso Aberto busca resgatar a autoestima e melhorar a qualidade de vida de idosos debilitados e com restrições financeiras através da reabilitação do sorriso e da saúde oral. O processo laboratorial envolvido nessas reabilitações é executado por profissionais capacitados e experientes, seguindo protocolos bem estabelecidos e padronizados, que demandam tempo e dedicação. A participação de alunos nestas atividades permite o acesso a um conhecimento técnico que pode favorecer oportunidades futuras na graduação além de contribuir para o desempenho do projeto de extensão. O objetivo deste trabalho foi envolver a bolsista de iniciação acadêmica nas atividades do laboratório de próteses do Curso de Odontologia do Campus de Sobral além de registrar através de vídeos e fotografias a rotina de trabalho neste laboratório, durante a confecção de próteses dentárias para o Projeto Sorriso Aberto. Foi realizado um acompanhamento das atividades realizadas no laboratório, participando ativamente da execução das próteses e registrando o passo-a-passo dos procedimentos, utilizando uma câmera Nikon D3100 (Nikon Corporation, Tóquio, Japão). Atividades como montagem de dentes, inclusão e desinclusão em mufla, acrilização, acabamento e polimento de próteses totais, parciais removíveis e placas oclusais fazem parte do rol de atividades laboratoriais que permitem a reabilitação de pacientes parcial e totalmente desdentados resultando numa prestação de serviços à comunidade gratificante e relevante. A iniciação acadêmica envolvida em áreas de conhecimento que serão cursadas posteriormente foi importante para despertar na aluna o conhecimento técnico de forma precoce que poderá facilitar seu aprendizado, contribuiu para a otimização do tempo de trabalho que resultou nas próteses dos pacientes do projeto e ainda permitiram a elaboração de material didático para ser utilizado em aulas teóricas e práticas das disciplinas e do próprio projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE