AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA UFC: UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A BIBLIOTECA DO CAMPUS DE SOBRAL

Autores

  • Márcio Bruno Loiola Gomes
  • Giovanni Ivis Mendes Dede
  • Ana Márcia Andrade Silveira de Sousa

Resumo

Diante do processo de descentralização das Universidades Federais, com o estabelecimento de Campi nas regiões do interior dos estados com cursos abrangendo as diferentes áreas do conhecimento, cresce cada vez mais o número de alunos advindos de diversas regiões e realidades socioeconômicas. Neste contexto, a Biblioteca Universitária, como unidade de informação, tem papel fundamental no processo de democratização do conhecimento e no auxílio ao desenvolvimento científico de toda a comunidade acadêmica, da graduação até os estudos de pós-graduação em diferentes áreas de estudo e pesquisa. Assim, para melhor executar este papel, faz-se necessária uma avaliação constante dos serviços prestados, pois a avaliação é um instrumento fundamental às bibliotecas universitárias para melhor atenderem as demandas dos usuários. Nesta conjuntura, o presente estudo propõe-se a analisar os serviços oferecidos e as atuais necessidades demandadas pelos usuários da Biblioteca Universitária do Campus de Sobral, da Universidade Federal do Ceará. Para este fim, será realizada pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa utilizando-se de questionário com perguntas de maioria objetivas a serem respondidas por estudantes do Campus. Assim, com a conclusão da pesquisa supracitada, espera-se obter informações a respeito dos indicadores de satisfação dos usuários sobre aspectos importantes referentes aos serviços e ao ambiente ofertados pela biblioteca universitária. Tais como o silêncio na biblioteca, a qualidade dos equipamentos de informática e também do atendimento no empréstimo e devolução de exemplares. Também será importante conhecer o grau de conhecimento dos alunos acerca de serviços online ofertados pela biblioteca tais como a reserva e renovação de livros do acervo, entre outros. Por fim, a partir destes resultados, conscientizar a comunidade acadêmica acerca dos resultados e promover ações que auxiliem em uma melhoria nos serviços prestados por essa unidade de informação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE