INSPIRE - SABER E EXPERIÊNCIAS EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NAS ESCOLAS

Autores

  • Akyla de Aquino Pinto
  • Francisco Cassiano de Vasconcelos Souza, Francisco Jairo Araújo Aguiar
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior

Resumo

Este projeto propõe uma integração de diferentes interesses oriundos de estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará e demais membros da rede de inovação e empreendedorismo da região de Sobral. Essa integração promoverá realização de capacitações, minicursos, eventos e parcerias entre membros da comunidade universitária do Campus de Sobral com empreendedores da região. Essa iniciativa envolve duas frentes: (1) Promover o comportamento, ação e gestão empreendedora dentro do campus universitário e (2) Contribuir com desenvolvimento local por meio da cultura empreendedora e inovação nas Organizações (com fins lucrativos ou não). De acordo com a entidade Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 30% (trinta por cento) das novas empresas criadas no Brasil em 2017 foi de jovens empreendedores na faixa etária entre 18 e 24 anos. Nesse mesmo período, dentre as novas empresas, 34% (trinta e quartro por cento) envolvem empreendedores que então em ambiente universitário ou concluíram seus cursos de graduação [Zoltan et al, 2017]. Muitos dessas novas empresas alcançam um ciclo de vida muito curto, encerrando suas atividades em no máximo 2 (dois) anos. A falta de um bom planejamento e pouca orientação para resolver problemas básicos de criação de uma empresa são duas das principais causas de fechamento de empreendimentos [Sebrae 2004]. Esse projeto permitirá aos seus envolvidos uma melhor qualificação para iniciar seus projetos de empreendedorismo e inovação, além de uma aproximação com empreendedores experientes e iniciativas de apoio ao mesmo propósito do projeto. Nosso objetivo é produzir uma iniciativa dentro deste campus que integre os estudantes e professores junto a empreendedores e demais interessados em empreendedorismo e inovação da região de Sobral a fim de promover o desenvolvimento local.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE