ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NA PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANO DE AULA NO PIBID UFC SOBRAL.

Autores

  • Jaelson da Silva
  • Sami Coelho Miranda, Ana Andreza Mesquita, Dayvison Sousa Silva
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

O presente resumo visa relatar as experiências docentes obtidas a partir das intervenções na escolas de ensino fundamental Trajano de Medeiros, Osmar de Sa Ponte e Escola Estadual Dom José Tupinambá da Frota em Sobral, visando proposições e fomentar discussões acerca de um dos principais desafios que norteiam as nossas práticas de ensino em sala de aula, as dificuldades na produção de um plano de aula que consiga contemplar as necessidades de cada aluno a partir da realidade educacional e do contexto sociocultural de cada discente. Relatamos assim, as experiências docentes obtidas a partir das práticas nas escolas do ensino fundamental de Sobral através dos planos de aula, e a partir deles traçamos estratégias e reflexões para o ensino de música na escola, de acordo com Gomes (2011) A partir da produção e execução dos planos de aula foi possível realizar os relatórios, assim como discuti-los entre os bolsistas e os coordenadores nos momentos de orientação coletiva, a fim de ressignificar a nossa prática docente. Os resultados obtidos com as oficinas foram bastante significativos, pois os meios escolhidos para a execução dos conteúdos foram adequados e se encaixam na realidade e na proposta de cada turma. Através das oficinas, foram trabalhadas algumas habilidades que os alunos ainda não haviam contato formal, tais como: afinação, coordenação motora, marcação da pulsação, compreensão da intensidade, compreensão de duração e trabalho em grupo. Diante do que foi apresentado, percebeu-se o quanto foi relevante a forma como as metodologias das oficinas influenciou o desenvolvimento cognitivo sensorial dos estudantes, e sem dúvida esse trabalho pode contribuir para a nossa práticas enquanto bolsistas, pois trabalhar com estratégias e métodos demanda reflexões e exige uma observação maior na realidade de cada aluno envolvido no método ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Práticas Docentes / Seminário Institucional de Iniciação à Docência – PROGRAD